Duca Baumgarten perdeu a audição com o tempo e percebeu a falta de vídeos legendados na sua formação.

Quem trabalha na área do design, da edição de imagens e da ilustração sabe o quão importantes são os tutoriais em vídeo. A partir deles, é possível aprender como lidar com todas as ferramentas existentes nos inúmeros programas necessários para produzir conteúdo.

Porém, poucas pessoas percebem que a grande maioria dos vídeos não disponibiliza legendas da explicação, o que dificulta o acesso do material para os deficientes auditivos. Foi encarando essa barreira que o blumenauense Duca Baumgarten desenvolveu a página Photoshop para Surdos.

Duca nasceu em Belo Horizonte há 28 anos e desde cedo a família percebeu que sua audição não era era completa, porém a causa nunca foi descoberta. Ele começou a usar aparelhos auditivos quando criança, mas perdeu a capacidade de ouvir com o passar dos anos.

Ele se mudou para Blumenau com a família aos nove anos e na adolescência entrou na fila para conseguir um Implante Coclear pelo SUS. O dispositivo transforma os sons em estímulos elétricos que são enviados ao nervo auditivo. Levou quatro anos, porém ele conseguiu voltar a ouvir em novembro de 2006.

“Consigo me comunicar oralmente com qualquer pessoa. Mas é aquela coisa, a pessoa vai perceber que sou diferente pela minha voz, e já causa uma estranheza no inicio. Não preciso de sinais de Libras, apenas que falem de frente comigo, e que gesticule bem a boca. Mas quando eu tiro [o implante], ou quando as pilhas acabam, eu já não ouço mais nada”, explica Duca.

Segundo ele, muitas pessoas pensam que ele é estrangeiro por conta do sotaque diferente. Por não conseguir ouvir a própria dicção, cada deficiente auditivo possui uma forma única de pronunciar as palavras. Para Duca, o trabalho feito com uma fonoaudióloga foi essencial para que ele consiga se comunicar bem hoje.

Formação profissional
Duca se formou em Publicidade e Propaganda na Furb em 2014. Durante a graduação, ele já começou a perceber diversos obstáculos envolvendo sua audição. Apesar de já estar habituado ao Implante Coclear, fazer a leitura labial do professor e anotar o conteúdo ao mesmo tempo era um grande desafio.

“Ou eu lia o professor falando, ou eu escrevia e não entendia nem 60% do que ele falava… Porque eu escutava, entendia uma palavra, mas não interpretava a outra, e eu tinha que fazer uma ligação e adivinhação. Por isso eu recomendo muito o uso de PowerPoint, pois é visual, impactante. E o aluno pode pedir esse material por e-mail. Daí todo o foco e atenção do aluno fica na leitura labial e na interpretação de sons”, relata.

O freelancer também aprendeu muito com tutoriais em vídeo na internet, porém logo percebeu a barreira que era entender todo o conteúdo sem o auxílio de legendas. Essa dificuldade existe também quando ele vai ao cinema e só encontra filmes dublados.

“É tão comum, tão normal, disponibilizar vídeos sem legendas, inclusive em cursos online, mas faz muita falta”, reclama.

Photoshop para Surdos
Foi percebendo a ausência de legendas nos vídeos que Duca começou a questionar o assunto com os colegas. De tanto debater a dificuldade com outros deficientes auditivos, ele percebeu que poderia disponibilizar vídeos legendados e ajudar quem passa pela mesma situação.

“Isso reflete pela minha experiência com o passado. Eu frequentava a universidade, queria aprender programas, queria melhorar meu talento, e sempre que eu fazia uma busca por uns vídeos eu percebia a ausência da legenda na grande maioria dos vídeos. Até em cursos online”, conta.

Há pouco mais de um mês, Duca começou a publicar os tutoriais de para quem quer aprender a usar o Adobe Photoshop. Hoje, o designer se surpreende com a recepção do público.

“Eu não esperava que causasse tanto impacto. Tá sendo muito positivo, fiquei surpreso também! Fico até sem graça aqui e meio perdido de responder todos os comentários”, comemora.

O plano dele é expandir o projeto e criar cursos online. Além disso, ele sonha em dar aulas em alguma instituição para ensinar os programas para quem precisa de auxílio. Para ele, o mais importante é ajudar quem passa pelas mesmas dificuldades que ele passou.

Fonte: https://omunicipioblumenau.com.br/designer-blumenauense-produz-tutoriais-para-deficientes-auditivos/

Comentários no Facebook