- Continua depois da publicidade -

Iniciativa conta com a intérprete de Libras, Larissa Marinho, no acompanhamento de pacientes surdos, da entrada na unidade à alta

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) tem se destacado na promoção da inclusão e acessibilidade para todos os pacientes. A unidade oferece atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras), proporcionando uma experiência mais inclusiva e facilitando a comunicação para pacientes surdos. A iniciativa quer garantir que todas as pessoas, independentemente de sua condição auditiva, tenham acesso igualitário aos serviços de saúde e se sintam acolhidas durante todo o processo de atendimento no hospital.

A iniciativa conta com uma profissional capacitada em Libras, que acompanha os pacientes desde a sua entrada na unidade até a sua saída, garantindo que todas as etapas do atendimento sejam realizadas de forma acessível e compreensível. Desde o momento da triagem até a consulta médica, exames, procedimentos e orientações, a comunicação é facilitada por meio da língua de sinais.

Diante dessa realidade, a presença da intérprete de Libras, Larissa Marinho, no HGT, tem sido fundamental para auxiliar e facilitar a comunicação daqueles que buscam atendimento e enfrentam dificuldades na comunicação oral.

Marinho explica que a iniciativa tem sido fundamental para promover uma experiência mais humanizada e empática aos pacientes surdos, permitindo que eles se sintam acolhidos e compreendidos durante todo o processo de atendimento, garantindo a segurança e a qualidade dos cuidados de saúde prestados e evitando possíveis erros de comunicação.

“Através da comunicação em Libras, posso explicar os procedimentos, esclarecer dúvidas, transmitir orientações médicas e oferecer todo o suporte necessário para que os pacientes surdos tenham uma experiência positiva e se sintam acolhidos em nossa unidade hospitalar. Para eles, esse trabalho representa um avanço significativo no acesso à saúde e na quebra de barreiras comunicacionais, proporcionando uma maior autonomia, permitindo que os pacientes se expressem de maneira mais efetiva e compreendam todas as informações relevantes para o seu tratamento”, finaliza a profissional.

Dados – Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5% da população brasileira é composta por pessoas surdas, totalizando mais de 10 milhões de cidadãos. Dentre eles, estima-se que 2,7 milhões possuam surdez profunda, o que implica na completa ausência de audição.

Ariana Belchior, de 29 anos, uma paciente surda que recentemente utilizou o atendimento com a intérprete de Libras no HGT, expressou sua satisfação com o serviço oferecido. Ela ressaltou a importância desse tipo de atendimento para os surdos, que dependem da interpretação para se comunicarem adequadamente. Ariana mencionou também a relevância da legislação que garante acessibilidade aos surdos e elogiou o fato de o HGT oferecer um atendimento acessível que facilita a comunicação com os médicos.

“Gostei muito, ótimo atendimento! Porque no caso dos surdos é muito importante, pois dependemos de uma interpretação, e é bom que tem uma lei que permite aos surdos terem acessibilidade no atendimento. No HGT tem atendimento acessível que facilita a comunicação com o médico”, ressaltou a usuária.

Em 2022, a unidade hospitalar realizou mais de 670 mil procedimentos, oferecendo uma ampla variedade de serviços de qualidade para seus usuários. No mesmo ano, o HGT alcançou uma média geral acima de 90% no índice de satisfação dos usuários, refletindo a excelência no atendimento e a busca constante por melhorias na experiência dos pacientes.

O HGT mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Fonte: Agência Pará

- Publicidade -