De 21 a 26 de setembro o curso de bacharelado em Letras/Libras promove a V Semana de Letras/Libras e o I Seminário Nacional de Letras/Libras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). As atividades coincidem com a realização do Setembro azul, considerado o mês das pessoas surdas.

Os eventos buscam promover discussões sobre temas como acessibilidade linguística, educação, direitos e respeito à comunidade surda.

A programação terá palestras, arrecadação de alimentos e um concurso de prática de interpretação musical e poética.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 20 de setembro, pelo link https://bit.ly/3m6Ht4m. De acordo com a coordenação do evento, mil vagas foram ofertadas para concessão de certificados.

A transmissão do evento será feita pelo canal do curso de Letras/Libras na plataforma do Youtube: https://bit.ly/2ZsJlL1, sempre às 19h30, horário de Brasília.

As atividades serão acessíveis para surdos e ouvintes, sendo traduzidas por uma equipe de voluntários formada por tradutores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da UFRR e de instituições de diferentes regiões do Brasil, assim como discentes do curso de Letras/Libras.

“A eles a UFRR e a comissão organizadora do evento são imensamente gratos, pois sem estes profissionais não seria possível a participação do povo surdo”, afirma a professora mestre Alessandra Cruz, integrante da coordenação geral juntamente com o professor mestre Jaelson Santos.

AÇÃO SOCIAL – Além das palestras, cuja relação pode ser conferida no final da matéria, a coordenação vai promover uma atividade social e outra cultural. Até o dia 26 haverá arrecadação de alimentos e roupas que serão doadas aos participantes do Programa Mi Sordo, ação interinstitucional de apoio a migrantes refugiados surdos no Brasil.

As doações devem ser deixadas no prédio do curso de Letras Libras na UFRR, por trás do bloco I do campus Paricarana, das 14h as 18h.

Outra atividade é o concurso de prática de interpretação musical e poética entre acadêmicos do curso de Letras/Libras. Os participantes devem enviar o vídeo da sua interpretação para o e-mail [email protected]. Vídeos que configurem plágios serão desclassificados.

CRONOGRAMA DE PALESTRAS 

Horário de transmissão: 19h30 (horário de Brasília)

Canal do Youtube: https://bit.ly/2ZsJlL1

PALESTRANTE TEMA DAS PALESTRAS DATA
Profa. Ma. Renata Rodrigues de Oliveira Garcia, da Universidade Federal de Goiás (UFG)

 

 Qualidade de Vida para Pessoas Surdas no contexto Familiar

 

 

21 de setembro

 

Prof. Ríguel Brum de Paul, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

 

Experiências de um professor Surdo na área da saúde

 

21 de setembro

Profa. Ma. Thaisy Bentes

Profa. Ma. Alessandra Cruz

Profa. Me. Jaelson Santos

 

 

Mesa redonda: Projetos desenvolvidos  pelo Curso de Letras Libras na UFRR

 

21 de setembro

Prof. Me. José Carlos de Oliveira, da Universidade Federal de Uberlância (UFU) SURDOCEGUEIRA: perspectivas e possibilidades.

 

22 de setembro
Prof. Me. Nagib dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL) A atuação do guia-intérprete no contexto educacional  

22 de setembro

 

 

 

Profa. Cíntia De Jesus Santos , da Universidade Federal da Bahia

Cultura e identidade dos tradutores e intérpretes de Libras pretos 23 de setembro
 Gabriela Grigolom Silva, Poeta Curitibana Preconceitos e resistência das mulheres surdas pretas na sociedade brasileira.  

23 de setembro

Profa. Dra. Vanessa Martins, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Educação de surdos e portugueses como L2. 24 de setembro
Profa. Dra. Cristina Lacerda, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Educação Bilíngue no Brasil e os cursos de formação dos profissionais da área. 24 de setembro
 

Prof. Me. João Gabriel Ferreira, professor, consultor e ator Surdo de Crisália, fruto do Prêmio Catarinense de Cinema.

 

Prof. Me. Felipe Aleixo, Universidade federal de Roraima (UFRR)

 

 

 

 

Mesa redonda: Tradução, Interpretação e Linguística.

 

 

 

 

25 de setembro

Prof. Ma. Carilissa Dall’Aba, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Feminismo e as mulheres surdas: LGBTQIA+. 26 de setembro
Elaine Pollo Fortunato, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Cultura e Identidade Surda 26 de setembro
Prof. Adriano Ruan Silva, da Universidade Federal de Itajubá UNIFEI) Musicalidade em Língua Brasileira de Sinais 26 de setembro

 

 

Fonte: Universidade Federal de Roraima

Comentários no Facebook