A atividade é do projeto de extensão ‘Dança, teatro, expressão corporal e Libras: Express’Art’ da Ufopa.

A partir desta quarta-feira (29) estão abertas as inscrições para o minicurso online “Express’art – cultura, arte com inclusão na educação Santarena”, que irá trabalhar técnicas de expressão corporal em apresentações teatrais para o público surdo. A atividade é do projeto de extensão “Dança, teatro, expressão corporal e Libras: Express’Art” da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O minicurso será ministrado na modalidade online, com carga horária de 60h, e serão ofertadas 60 vagas para o público surdo e ouvinte com conhecimento em Libras. As inscrições são gratuitas pelo Instagram @expressart_libras ou pelo Facebook do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos (GPEEPI).

No curso, os participantes irão aprender a elaborar e traduzir roteiros teatrais do português para a língua brasileira de sinais (Libras). Também irão produzir vídeos artísticos para o I Festival Virtual de Cultura Nortista Inclusivo, que acontece no mês de setembro. O principal objetivo do curso é proporcionar aos participantes a compreensão desses elementos culturais isoladamente e o aprendizado de técnicas necessárias para encenações teatrais em libras, dança e música.

A avaliação final é uma produção artística filmada em libras e edição de áudio para ouvintes. Que será uma das apresentações do I Festival Virtual de Cultura Nortista Inclusivo, que acontecerá no dia 10 de setembro de 2020.

Os encontros virtuais acontecerão nas seguintes datas e horários:

I – 05/08 às 18h.
II – 10/08 às 18h.
III – 14/08 às 18h.
IV – 17/08 das 16h às 17h.
V – 20/08 às 18h.
VI – 24/08 às18h.
VII – 28/08 às 18h.

Libras
Assim como o teatro e a música são formas de expressão cultural que apresentam como elementos-chave a comunicação artística, a Libras, em sua essência linguística é uma organização comunicacional que utiliza de expressões corporal e facial, parâmetros principais. É imprescindível, assim, que, ao se transmitir uma mensagem, se use da linguagem corporal e se estabeleça uma comunicação eficaz.

Fonte: G1

Comentários no Facebook