** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Servidores capacitados na Língua Brasileira de Sinais realizam os atendimentos a distância, sem que o segurado precise sair de casa

Agora, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza atendimento especializado para pessoas surdas. O agendamento é feito pela Central Telefônica 135, com o apoio de uma pessoa de confiança para realizar a ligação. O atendimento é exclusivo para a pessoa surda e será realizado por servidor fluente em Libras, por meio de videoconferência.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira é composta de pessoas que possuem alguma deficiência auditiva. Isso corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos que apresentam a deficiência e, destes, 2,7 milhões têm surdez profunda.

Por isso, a oferta de atendimento em Libras é muito importante para garantir a inclusão social e a humanização no atendimento para pessoas surdas.

Na agência

Além dos atendimentos “virtuais” (sem se dirigir a uma unidade de atendimento), também é possível ser atendido na agência — seja por meio do atendimento “remoto” (em que o segurado é atendido através de teleconferência) ou mesmo presencialmente. Contudo, até o momento, apenas três localidades propiciam essa forma de atendimento in loco: Sorocaba (SP), Gama (DF) e Maringá (PR).

Vale mencionar que a diferenciação entre “virtual” (fora da agência) e “remoto” (na agência) foi utilizada e validada por orientação da própria comunidade de surdos.

Tipos de atendimento

Atualmente, existem três tipos de serviço para atendimento em Libras no INSS. Saiba quais são para poder escolher na hora de fazer o agendamento.

• Atendimento Virtual (fora da agência)
Realizado fora da agência do INSS, por meio de videoconferência. Ou seja, o segurado surdo recebe o atendimento sem sair de casa

 Atendimento Remoto (na agência, por videoconferência)
A pessoa se dirige a uma agência do INSS, no dia e hora marcados, e é atendida por videoconferência.

• Atendimento Presencial em Libras
Presencialmente, com servidor que atende em Libras; por enquanto, disponível apenas nas agências de Sorocaba (SP), Gama (DF) e Maringá (PR).

Como agendar?

O agendamento para atendimento especializado para pessoas surdas pode ser feito pelo telefone 135 ou mesmo diretamente em uma agência de atendimento do INSS.

Ao informar que deseja atendimento em Libras, o atendente da central repassará todas as orientações. No caso do atendimento virtual (totalmente a distância), o link de acesso à videoconferência é enviado para o e-mail informado no momento do agendamento. Por isso, é preciso ficar atento à sua caixa de entrada e à pasta de spam ou lixo eletrônico.

Na data e horário agendados, acesse a sala de videoconferência, com, pelo menos, cinco minutos de antecedência; a tolerância de atraso será de 15 minutos. O atendimento será exclusivo para o usuário surdo ou com deficiência auditiva, identificado mediante documento oficial com foto.

Já nos demais tipos de atendimento, basta comparecer à agência no dia e hora marcados.

Atendimento

Os atendimentos especializados ao público surdo possuem como foco o apoio para utilização do Meu INSS e acompanhamento e consulta de requerimentos, benefícios e pagamentos.

Por questão de segurança, o atendimento não inclui a emissão de extratos previdenciários, geração de senha Gov.br ou entrega de documentos para cumprimento de exigências.

Inclusão e cidadania

A Lei nº 10.436/02 reconheceu a Libras como língua oficial, e decretos e projetos de lei posteriores estabeleceram a obrigatoriedade do atendimento em Libras em órgãos públicos, empresas concessionárias e instituições financeiras.

A oferta de atendimento em Libras é fundamental para garantir igualdade de acesso aos serviços públicos, respeitando o direito à comunicação em sua primeira língua e promovendo a cidadania plena das pessoas surdas.

- Publicidade -