LIBRAS é o segundo idioma oficial brasileiro com a língua portuguesa.

Abertas vagas para cursos de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. O Instituto Idioma Surdo em parceria com a UDEFA – União dos Deficientes Físicos de Araraquara e com apoio de entidades do COMDEF – Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, inicia novos cursos em março e mais informações podem ser solicitadas pelo email, idiomasurdo@gmail.com ou pelo facebook, Idioma Surdo Instituto.

Os participantes recebem certificado pessoa física e/ou pessoa jurídica para enquadramento na Lei Municipal ‘Empresa Amiga do Surdo’, Lei n° 8778 de 31 de Agosto de 2016, de caráter institucional e inclusivo, não obrigatório, se aplica as pessoas jurídicas de direito público e privado, doravante denominada ‘Lei Municipal de Acessibilidade dos Surdos’ que prevê emissão de certificado e sinalização visível para atendimento público, contendo o ícone universal para identificação de acessibilidade para pessoas surdas com um intérprete em Libras no estabelecimento público ou privado. Trata-se da primeira iniciativa de lei municipal brasileira com a proposta de acessibilidade para pessoas surdas em âmbito municipal, à exemplo para todo o país, foi criada por meio de audiências públicas na Câmara Municipal de Araraquara, com a participação de representantes de setores da iniciativa privada, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Araraquara (ACIA), Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (SINCOMÉRCIO), órgãos públicos, para elaboração do projeto de lei chancelado por pessoas surdas.

Recentemente foi publicado o Decreto Federal nº 9.656, de 27 de dezembro de 2018, onde dispõe sobre a obrigatoriedade para atendimento às pessoas surdas ou deficientes auditivas que se comunicam em Libras para os órgãos públicos: “Art. 26. O Poder Público, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, deverão garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras e da tradução e da interpretação de Libras – Língua Portuguesa. Parágrafo 1º: Para garantir a difusão da Libras, as instituições de que trata o caput deverão dispor de, no mínimo, cinco por cento de servidores, funcionários ou empregados com capacitação básica em Libras.” A Língua Brasileira de Sinais é o segundo idioma oficial brasileiro com a Língua Portuguesa.

Os cursos livres oferecidos pelo Instituto Idioma Surdo possuem Base Legal no Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, e são dirigidos para pessoas ouvintes e colaboradores em empresas públicas e privadas.

Cursos oferecidos:
* Curso Livre de Iniciação Profissional Auxiliar para Comunicação em Libras (nível 1, básico)
Carga horária: 60 horas, Segundas-feiras e Quintas-feiras, das 19h às 21h. A partir de 11 de Março|2019. Na UDEFA.
* Curso Livre de Comunicação em Libras (nível 2, avançado)
Carga horária: 100 horas, sendo Quartas-feiras e Sextas-feiras, das 19h às 21h. A partir de 13 de Março|2019. Na UDEFA.

Fonte: Instituto Idioma Surdo

Comentários no Facebook