A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) de Itaquaquecetuba está promovendo um curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gratuito com previsão de início no dia 11 de maio.

SÃO PAULO – Os alunos aprenderão sinais relacionados a cumprimento, família, frutas, antônimos, verbos, conversação, entre outros. O material didático será disponibilizado de forma eletrônica, em PDF.

São 180 vagas que serão divididas em seis turmas de 30 alunos. As aulas serão presenciais e voltadas para servidores municipais, estudantes e pais de estudantes. Crianças a partir de 8 anos, acompanhadas de um responsável, podem participar.

Lucas Costa, secretário de Educação, considera importante proporcionar educação para todos. “Priorizamos a inclusão e o respeito às diferenças, por isso estamos com esse projeto de implementar uma escola bilíngue em Itaquá”, disse. Atualmente, a rede pública municipal conta com 12 alunos surdos matriculados.

O curso tem duração de 60 horas, sendo 80% aulas práticas, que ocorrerão semanalmente, e 20% de atividades extracurriculares. A previsão de término é entre o fim de novembro e começo de dezembro. Quem vai ministrar serão os professores Nisvaldo Santana e Eliete Carvalho no auditório da Semecti (rua Jundiaí, 331 – Vila Monte Belo).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por este link: https://semecti.com.br/materias/curso-basico-de-libras até o dia 4 de maio. No dia da matrícula, o aluno pode aproveitar para doar dois quilos de alimentos.

O professor Nisvaldo ressaltou a importância de se comunicar com o surdo em sua própria língua: “É muito bonito ver todo o movimento de inclusão, mas de nada adianta se não souber utilizar a Língua de Sinais. Devemos ter empenho em compreender Libras em sua totalidade e não como forma de apenas acrescentar mais alguma característica em nosso currículo”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Itaquaquecetuba

Comentários no Facebook