Lançado curso de Libras para melhorar atendimento a eleitores surdos

A iniciativa do TRE do Pará é voltada para servidores e ensina sinais específicos para uso no sistema ELO, garantindo mais acessibilidade e inclusão na Justiça Eleitoral.

- Continua depois da publicidade -

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) lança, nesta sexta-feira (29), o curso LibrELO, uma formação em Libras desenvolvida especialmente para os servidores da Justiça Eleitoral. O objetivo é capacitar os atendentes para se comunicarem com eleitores surdos durante o uso do sistema ELO, utilizado no cadastro e na atualização de dados eleitorais.

O curso, promovido pelo Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade (NSA) em conjunto com a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, busca garantir mais acessibilidade e inclusão no atendimento. Apesar de não ser um curso completo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o LibrELO é focado na prática de perguntas específicas que facilitam o diálogo em situações do dia a dia no sistema, priorizando respostas simples como “sim”, “não” ou escritas pelo eleitor.

A iniciativa faz parte das ações da gestão 2023-2024 do presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, que tem como prioridade implementar medidas voltadas para acessibilidade e inclusão, garantindo um atendimento mais humano e eficiente para todos os eleitores.

Segundo a chefe do NSA, Lísia Dias, o curso é essencial para promover um atendimento mais inclusivo e eficaz. “O curso tem toda a importância para que o atendimento na Justiça Eleitoral ao eleitorado seja eficaz, acessível e dê autonomia tanto para o atendente quanto para o eleitorado surdo. Isso é dar acessibilidade”, destacou.

O curso é oferecido na modalidade de ensino a distância (EAD) e traz conteúdos práticos e interativos. Ao acessar a plataforma, os participantes encontram módulos como: introdução à Libras, orientações para atendimento ao público surdo e frases específicas para situações comuns, preenchimento de dados pessoais no cadastro eleitoral.

Nos módulos do curso LibrELO, os participantes têm acesso a vídeos didáticos apresentados por uma intérprete de Libras do TRE do Pará. Esses vídeos demonstram, de forma prática e detalhada, como realizar os sinais específicos utilizados no atendimento eleitoral, além de orientar sobre a construção correta das frases em Libras.

Para complementar o aprendizado, o curso também oferece exercícios interativos, que permitem aos servidores praticar os sinais aprendidos nos vídeos. Essa abordagem reforça o conteúdo e ajuda a fixar as informações, garantindo que os participantes estejam mais preparados para atender eleitores surdos durante o dia a dia.

Como acessar o curso

Os interessados em participar do curso LibrELO podem acessá-lo pelo site do TRE do Pará. Para isso, basta entrar na página oficial, clicar na opção “Espaço do Servidor” e, em seguida, acessar o “Portal de Acesso aos Sistemas e Aplicativos”. Na barra de pesquisa, é necessário digitar “EAD Moodle” e clicar na opção correspondente. Dentro da plataforma, o curso pode ser encontrado na categoria “Cursos Diversos / STD”.

Se o servidor ainda não possuir um cadastro na plataforma, é possível criar uma conta rapidamente. Para isso, basta preencher os dados solicitados. Após o cadastro, o curso estará disponível para acesso, permitindo que o participante explore os módulos e aproveite o conteúdo oferecido.

Ao concluir todas as etapas do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral – PA

- Continua depois da publicidade -
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos ajude desativando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock