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Evento tem como objetivo promover um espaço de partilhas pedagógicas na modalidade de ensino bilíngue em Libras/Português escrito, em alusão ao Setembro Surdo

Com o intuito de proporcionar uma conscientização sobre este mês emblemático para a comunidade surda, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED)/Serviço de Educação Inclusiva (Seinc), com execução do Centro de Apoio ao Surdo, realizou na quinta-feira, 28, o evento ‘Setembro Surdo: tecendo caminhos para uma educação equitativa e bilíngue’. O objetivo é promover um espaço de partilhas pedagógicas nas vivências com discentes surdos para ampliar as reflexões e a melhoria nessa modalidade de ensino na rede pública estadual de Sergipe.

Durante sua palestra, o professor especialista em Libras, instrutor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e pessoa surda, Geraldo Ferreira Filho, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado na rede estadual de ensino, sobretudo no que tange à  didática pedagógica da sala de recursos.  “O trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas da rede estadual tem como objetivo garantir o direito das pessoas surdas à educação inclusiva e bilíngue, sendo Libras a primeira língua, e português escrito a segunda. Desta forma, também alcançamos uma educação equitativa, pois respeitamos a especificidade dessa comunidade de pessoas.  É importante para os alunos poderem se reconhecer em seus instrutores que também são pessoas surdas e compartilham de experiências de vida muito semelhantes. Isso, sim, é representatividade”, comentou Geraldo.

A professora de Libras do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipae-SE) e pessoa surda, Gabriela Cardoso da Silva, foi a segunda palestrante da tarde. “Esse é um momento de celebração, pois setembro é um mês importante de luta para toda a comunidade surda. No último dia 23, comemoramos o Dia Internacional das Línguas de Sinais. No início desta semana, dia 26, celebramos o Dia Nacional do Surdo, e no próximo sábado, 30, festejamos o Dia Internacional do Tradutor de Línguas Orais e de Sinais.  Especificamente hoje, estamos na Seduc para promover esse direito fundamental à educação inclusiva e a importância de a pessoa surda ocupar esse espaço de fala e de representação”, ressaltou Gabriela.

O tradutor e intérprete de Libras da Seduc, Matheus Silva, encerrou o evento tratando da figura do tradutor e intérprete nessa modalidade de educação bilíngue. “Nesse evento tivemos como propósito mostrar ao público presente quem é esse profissional tradutor/intérprete da Libras, quais são suas atribuições e como ele executa seu trabalho no ambiente escolar. Além disso, propusemos novas reflexões sobre a função desse profissional na educação bilíngue, pois, como o próprio evento sugere, nosso intuito é tecer caminhos para uma educação equitativa e bilíngue para a comunidade surda de Sergipe”, enfatizou Matheus.

Na ocasião, o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, fez questão de enfatizar que a educação inclusiva é uma das áreas prioritárias na política educacional do Governo do Estado. “Atualmente, a rede estadual de ensino dispõe de 127 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) que oferecem um serviço especializado para complementar a escolarização, no contraturno da matrícula do ensino regular. No entanto, há uma determinação do Governo de Sergipe para que novas Salas de Recursos Multifuncionais sejam ofertadas à comunidade sergipana, especialmente nos projetos de engenharia de novas escolas a serem construídas ou reformadas”, reforça o gestor.

Fonte: Governo do Estado de Sergipe

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