Lei estabelece diretrizes para o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no município

A vereadora Teresinha Medeiros (União Brasil) teve mais uma lei sancionada, a Lei 4.835, em 12 de dezembro de 2015. Essa legislação estabelece diretrizes para a Política Municipal de utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

- Continua depois da publicidade -

As diretrizes têm como objetivo principal criar um ambiente urbano favorável às pessoas surdas, incentivando a adoção de medidas socioeducativas que promovam seu desenvolvimento, qualidade de vida e bem-estar físico e emocional. Além disso, a lei prevê a disponibilização de profissionais treinados em Libras, promovendo o atendimento humanizado e a orientação para pessoas com comprometimento da fala ou audição.

De acordo com a autora da lei, as diretrizes não se concentram em políticas imediatistas, mas estão respaldadas pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Município. Seu objetivo é orientar gestores e membros dos poderes a implementarem essas políticas de maneira responsável.

Para Teresinha Medeiros, a verdadeira inclusão ocorre quando existem recursos de acessibilidade disponíveis para todos. Portanto, o projeto também incentiva a inclusão do ensino de Libras na rede municipal, prevendo a disponibilização de intérpretes em atividades culturais, audiências e reuniões promovidas pelo Legislativo Municipal, bem como por órgãos e empresas do município.

A vereadora ressalta a importância de ampliar a acessibilidade nos espaços públicos, atividades culturais e serviços de cidadania, garantindo a audiodescrição e a presença de intérpretes de Libras. A presença desses intérpretes não apenas promove a inclusão social, mas também fornece informações para pessoas com necessidades especiais.

“Com a implementação das diretrizes estabelecidas pela lei, o município busca tornar-se mais inclusivo e garantir que pessoas surdas tenham acesso pleno aos serviços e atividades disponíveis. A presença de profissionais capacitados em Libras contribui para a inclusão social e fortalece a participação ativa dessas pessoas na sociedade” explicou a autora da lei.

Fonte: Câmara Municipal de Teresina

- Continua depois da publicidade -
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock