Prazo se encerra no dia 20 de janeiro de 2022 e está aberto a toda a população brasileira

O Ministério do Turismo e o Instituto de Educação de Rondônia (IERO/Acelibras) abriram nesta quarta-feira (22.12) as inscrições para o curso de “Libras para atendimento ao público”.

A capacitação está sendo disponibilizada a todos os profissionais e estudantes do país, independentemente de atuação no setor de turismo. A expectativa é de que a qualificação promova não só o aprimoramento da experiência turística no país, mas também a melhoria da acessibilidade para os brasileiros.

Inscrições aqui.

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o bom atendimento às pessoas com alguma deficiência é um compromisso do governo federal, que tem trabalhado em diversas frentes para ampliar a acessibilidade no país. “No âmbito do turismo, estamos atuando na qualificação, na segurança e na infraestrutura dos destinos para que este turista aproveite ao máximo o que o nosso Brasil tem a oferecer. Isso só é possível a partir da qualificação de profissionais e da sensibilização dos brasileiros quanto à importância disto”, declarou.

O curso, que será iniciado em 22 de janeiro, tem carga horária de 120 horas e possui três módulos: contexto histórico-cultural e aspectos linguísticos 1 e 2. O conteúdo é voltado a alunos iniciantes, que aprenderão desde o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (Libras) até a formação de frases e estarão aptos a se comunicarem ao final do curso. Também estão incluídos temas do dia a dia, como profissões, gastronomia, esporte, transporte e natureza, entre outros.

As aulas serão ministradas por docentes bilíngues (surdos e ouvintes) e realizadas ao vivo, no canal da Acelibras no YouTube, nos dias 22 e 29 de janeiro; 5,12,19 e 26 de fevereiro e 5 e 12 de março, sempre às 15h, no horário de Brasília.

A parceria entre o MTur e o IERO/Acelibras soma-se aos esforços da Pasta para incentivar e promover o turismo acessível. Este é o terceiro curso de Libras gratuito ofertado pelo Ministério do Turismo neste ano. No mês de janeiro, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o MTur abriu inscrições para qualificação em conhecimento básico de Libras, com carga horária de 90h.

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários no Facebook