Vereador Rafael Bueno revelou local durante sessão da Câmara nesta quarta-feira (18/05)

Um terreno do município na Rua Plácido de Castro, próximo à Sociedade dos Surdos, no bairro Exposição será o local da construção de uma nova escola para surdos em Caxias do Sul. Conforme o vereador Rafael Bueno (PDT) na sessão da Câmara desta quarta-feira (18/05), esse era o aval que faltava para o governo federal garantir verbas para a obra que receberá a nova Escola Helen Keller e foi dado pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB). O projeto será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) pela Secretaria Municipal da Educação. Bueno foi quem intermediou uma reunião entre representantes do MEC e da direção da Helen Keller com o prefeito Adiló, no começo do mês, quando tudo começou a ser encaminhado.

A notícia para a comunidade surda começou a ser articulada na manhã do dia 6 de maio. Diretores da área de Políticas Educacionais Bilíngue de Surdos, órgão vinculado ao MEC, visitaram a Escola Helen Keller e perceberam uma grande possibilidade de a escola sair de onde está, uma área cedida no bairro Cruzeiro, e ir para uma sede própria. Estiveram no gabinete do prefeito Adiló Didomenico a diretora do órgão, Crisiane Bezbazzi, e o assessor Abimael da Silva Pereira. Também compareceram, pela Helen Keller, Silvana Vencato, diretora do Ensino Médio, pelo Estado; e Natasha Perazzolo, diretora do Ensino Fundamental, pelo município. As duas unidades escolares funcionam no atual prédio, atendendo 54 surdos.

A nova escola deverá contar com mobiliários, equipamentos especiais, quadras, salas específicas e até mesmo piscina, apoio tecnológico e investimentos nos professores. Porém, é só com o documento escriturado de uma sede própria que a Helen Keller poderá receber efetivamente esse projeto. Enquanto estiver ocorrendo a mudança de local, o MEC se compromete a dar suporte pedagógico à escola, aos professores, aos alunos e aos demais funcionários.

Fonte: Tua Rádio

Comentários no Facebook