O Carnaval da Bahia é uma festa inclusiva, e para garantir que todos tenham acesso aos serviços essenciais, a Polícia Civil da Bahia (PCBA) está oferecendo um atendimento especializado para pessoas surdas que precisarem registrar um boletim de ocorrência.
Com um serviço de interpretação simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a iniciativa permite que a própria pessoa surda possa relatar a situação diretamente, sem intermediários, promovendo mais autonomia e inclusão.
O processo é simples e acessível: ao chegar a um posto da Polícia Civil, a pessoa será encaminhada ao coordenador do local, que fará uma videochamada para a Central de Libras pelo número (71) 99663-1693. Um intérprete fará a tradução simultânea para que o digitador registre todas as informações no sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE). Após a conclusão, o número da ocorrência será enviado e o documento pode ser impresso e entregue ao comunicante.
A acessibilidade é um compromisso da Polícia Civil da Bahia, que busca garantir que todos os cidadãos possam exercer seus direitos com dignidade e segurança.
Fonte: Governo de Bahia