A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a segunda língua oficial do Brasil. Visando a importância da acessibilidade e da inclusão, a Prefeitura de São José dos Pinhais estará abrindo inscrições, por meio da Secretaria de Educação, para o curso de Libras nível I e II na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, e também na terça-feira e quarta-feira, dia 19 e 20 de fevereiro. As inscrições poderão ser feitas no Portal da Prefeitura.

PARANÁ – Ao todo, serão ofertadas 40 vagas, e as aulas terão um total de 40 horas, incluindo aulas presenciais e atividades a distância. A idade mínima para participar do curso no período matutino e vespertino, é de 12 anos, em que o responsável deverá trazer e buscar o aluno, ou deverá trazer autorização de liberação assinada. Para o curso no período noturno, a idade mínima é de 18 anos. Os cursos acontecerão nas dependências da Escola Municipal Padre Pedro Fuss, localizada na Rua Londrina, nº 50, no bairro São Cristóvão.

A taxa de inscrição é de R$50,00, a ser paga no primeiro dia de aula, que será destinada à Associação de Pais e Mestres da Escola. Para obter o certificado o aluno deve participar ativamente das aulas, podendo ter no máximo três faltas.

Curso de Libras Nível I
O Curso de Língua Brasileira de Sinais Básico Nível I é o processo inicial da aquisição da língua. A aprendizagem se dá iniciando com cumprimentos básicos e sinais do dia a dia que facilitam a comunicação e interação social em momentos corriqueiros. Também é no início o primeiro contato com o alfabeto manual e a aquisição das primeiras expressões faciais e corporais que enriquecem e contemplam a sinalização. É importante ressaltar também a aprendizagem com os conhecimentos teóricos dentro da cultura surda e todo o processo histórico que a Língua de Sinais enfrentou para ser garantida enquanto língua e direito linguístico do Sujeito Surdo.

Curso de Libras Nível II
O Curso de Língua Brasileira de Sinais Básico Nível II é a continuidade da aprendizagem daqueles alunos que já cursaram e finalizaram o Curso em Nível I. Neste curso os alunos passam por uma maior aquisição de vocabulário em Libras e aprimoram o que já foi aprendido dentro do nível anterior. Nesse curso já se inicia o primeiro contato com os Classificadores em Língua de Sinais, com o objetivo de ampliar a fluência dentro da aquisição da língua.

Início e Término dos Cursos
Terça-feira: 26/02/2019 à 09/07/2019
Nível I (07h50 às 09h20)
Nível II (09h40 às 11h10)
Tarde: Nível I (13h15 às 14h45)
Nível II (15h às 16h30)

Quinta-feira: (21/02/2019 à 04/07/2019)
Noite: Nível I (18h às 19h30)
Nível II (19h40 às 21h10)

Fonte: http://www.sjp.pr.gov.br/prefeitura-abre-inscricoes-para-curso-de-libras-nivel-i-e-ii-na-proxima-segunda-feira-18/

Comentários no Facebook