** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), abre, na segunda-feira, 12 de janeiro, as inscrições para as Oficinas de Libras – Básico 1, referentes ao primeiro semestre de 2026.

A iniciativa é aberta ao público em geral e tem como objetivo ampliar o acesso à Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo inclusão, acessibilidade e comunicação para todos.

As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma on-line, por meio de link disponível nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Barueri (Facebook e Instagram). Ao todo, serão oferecidas 200 vagas, que costumam ser preenchidas rapidamente.

INÍCIO DAS AULAS E FORMATO DAS OFICINAS

As aulas terão início na semana do dia 09 de fevereiro de 2026. A oficina tem duração aproximada de três meses e acontece uma vez por semana, na sede da SDPD, localizada na Rua Vereador Isaias Pereira Souto, nº 175, Jardim Belval, com opções de horários nos períodos da manhã e da tarde.

No momento da inscrição, os interessados poderão escolher o horário que melhor se adequa à sua rotina. A idade mínima para participação é de 12 anos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

As Oficinas de Libras – Básico 1 oferecem uma introdução aos principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais, incluindo noções iniciais de Libras, tipos de movimentos, legislação pertinente à pessoa surda, alfabeto manual, saudações, apresentação pessoal, pronomes, além de expressão facial e corporal, entre outros conteúdos fundamentais para a comunicação em Libras.

LIBRAS

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida por lei como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas no Brasil. Sua difusão contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva, garantindo o direito à comunicação, à informação e ao acesso aos serviços públicos.

Fonte: PeJornal – Primeira Edição

- Publicidade -