A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), irá oferecer gratuitamente o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos docentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal, que estejam atuando com estudantes surdos. O curso terá duração de três meses e será ministrado pelo professor em Libras da rede municipal, Lucas Vilaça Ribeiro.

A abertura será no dia 25 de junho com uma palestra ministrada pelo professor Lucas, através da plataforma do Google Meet. No dia 30 de junho começam as aulas presenciais, sempre às quartas-feiras, na sede da SMEC. O encerramento será no dia 29 de setembro e os professores receberão certificado de participação.

Segundo a Secretaria de Educação, caso o número de professores não complete o quantitativo de vagas ofertadas, estas serão preenchidas com outros interessados na capacitação. O curso, na observação do secretário de Educação, Robson Santana, será uma grande oportunidade para os participantes.

“Hoje há muita demanda de conhecimentos em Libras, por essa razão, é necessário que os profissionais estejam aptos para lidar com esse público, pois a Libras faz o papel principal que toda língua desenvolve, que é conectar pessoas e permitir que comunicações sejam feitas, que o mundo seja compreendido pelos surdos por meio da língua de sinais”, ressaltou.

Segundo informações do professor Lucas, o objetivo do curso é que os profissionais da educação consigam se comunicar através da língua de sinais e atender essa demanda nas escolas, além de compreender a sua importância como agentes transmissores de novos conhecimentos adquiridos durante todo o processo de ensino-aprendizagem.

“Para isso, utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos, como provas práticas e teóricas, vídeos sobre Libras, contato com surdos, reflexão e discussão sobre os temas abordados, exposição de conteúdos, entre outros assuntos”, finalizou.

Mais ações – Nesta quarta-feira (9), às 10h, acontecerá o projeto “Pais e Filhos”, que tem como finalidade dar aulas de Libras aos pais e/ou responsáveis e familiares de alunos surdos da rede municipal. A proposta visa dar aulas toda a semana, na sede da SMEC.

Fonte: Prefeitura de São Francisco de Itabapoana

Comentários no Facebook