Os candidatos têm até o dia 15 de julho para realizar as inscrições.

A Universidade de Pernambuco (UPE) abriu, nesta quinta-feira (8), o edital de seleção para tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atuarem no seu pré-vestibular, o Prevupe. No total, são dez para intérpretes.

O prazo para candidatura é até o dia 15 de julho. As seleções, feitas em fase única, por meio de análise curricular, estão com o resultado dos aprovados previsto para o dia 21 do mesmo mês. As atividades do Prevupe iniciam no dia 24.

De acordo com o edital das vagas de intérpretes de Libras, o requisito para participar da seleção é que o candidato deve possuir o ensino médio e ser estudante do curso técnico intérpretes em Língua de Sinais (Libras); OU Ser estudante de ensino superior de  licenciatura em letras (licenciatura em Libras), em Instituições de ensino devidamente credenciadas pelo Poder Público; OU Ter formação como tradutor(a) e intérprete de Libras e ser estudante matriculado em graduação ou pós-graduação lato sensu ou stricto sensu em curso com funcionamento regular. Do total de vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência (PcD).

No total, são 43 polos do Prevupe espalhados pelo Estado.

Os interessados devem preencher o formulário digital, anexando todos os documentos necessários, como informa no edital. Para a seleção de tradutor e intérprete de Libras, é preciso que os aprovados tenham disponibilidade para elaborar materiais para o programa pedagógico. Além disso, o edital informa que os candidatos devem possuir habilidades práticas e teóricas específicas para atuar como intérprete, traduzindo e interpretando a língua de sinais para a língua falada e vice-versa, nas modalidades oral e escrita.

Aulas remotas e presenciais
Como forma de cumprir as medidas de distanciamento para prevenir a transmissão do novo coronavírus, as aulas do Prevupe 2021 serão ministradas em formato virtual por, pelo menos, 50% do programa. Caso seja possível retomar as atividades presenciais, os outros 50% serão realizados no formato híbrido.

Os tradutores e intérpretes de Libras atuarão presencialmente apenas se algum estudante que necessite de acompanhamento seja devidamente matriculado para ter aulas nesse formato. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico [email protected].

Fonte: LeiaJa

Comentários no Facebook