Recentemente, o Rotary Club de Pato Branco Amizade, recebeu a escritura pública de doação de um terreno, onde será construída a Escola Bilíngue (Português e Libras), que a entidade vem trabalhando e desenvolvendo atividades para arrecadar recursos.

PARANÁ – O terreno é uma doação do empresário Fernando Zancanaro, e está localizado entre os bairros Fraron e Aeroporto em Pato Branco.

De acordo com o presidente do clube rotário, Celso Medina estão sendo realizadas promoções para angariar recursos, ao mesmo tempo em que estão sendo buscados parcerias locais e dentro do Rotary Internacional. “A escola vai demandar de bastante recursos”, disse Medina destacando que ela compreende um modelo especial e cuja a finalidade é atender a comunidade surda de Pato Branco.

Medida também pontua que a intenção é de que o local se torne uma referência de aprendizado para a comunidade surda. Assim, em modelo de contraturno escolar, surdos inseridos nas redes pública e privada de educação poderão realizar atividades com a presença de interpretes de Libras, mas ainda adultos poderão ser inseridos a língua de sinais. “Vai ser um ambiente independente de idade, escolaridade e condição social”, afirma o presidente do clube.

Com a doação do terreno, Medina afirma que já existe um profissional desenvolvendo o projeto estrutural, desta forma, o clube trabalha para que a inauguração seja ainda em 2020.

No entanto, a demanda econômica, que coloca o projeto na casa de R$ 1 milhão é a barreira a ser vencida para que de fato o projeto saia do papel e passe a atender a comunidade. “Não adianta queremos montar um barracão, ou paredes e querer montar uma escola, porque não vamos ter a liberação de recursos da Secretaria de Educação”, comenta o presidente, falando ser necessário uma estrutura adequada para a finalidade.

Ele lembra ainda que para a elaboração do projeto inicial da escola, integrantes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Femei), para conseguir um modelo, que siga o centro de referência por eles trabalhado.

Fonte: https://www.diariodosudoeste.com.br/noticia/rotary-club-amizade-recebe-escritura-para-a-construcao-da-escola-bilingue

Comentários no Facebook