Nesta sexta-feira (17), no Gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Secretário Edgard Larry recebeu a visita da gerente da Central de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras – CIL), Jaqueline França.
Também estiveram presentes o professor de Libras da Uesb, Leandro Viturino, o professor de Libras do Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Aisamaque Souza, e da empresária Érica Souza.
De acordo com a gerente da CIL, a ideia apresentada na reunião é a formação de pessoas para serem tradutoras e intérpretes com proficiência, competência e habilidade em Libras e para os professores das escolas públicas que têm contato com surdos nas salas regulares de ensino. “O objetivo é para que eles venham propor para esses alunos metodologias de ensino de forma adaptada, visual, para que eles possam desenvolver no seu processo de aprendizagem na escola. Então, a nossa preocupação é formação continuada para esse público”, comentou.
Segundo o Leandro Viturino, o diálogo foi produtivo. “Nós conversamos sobre os futuros projetos que envolvem acessibilidade e interpretação da língua de sinais”. O professor também expôs sua preocupação ao secretário, com relação aos alunos surdos da rede municipal. Além disso, afirmou que o projeto será contínuo com a instituição em que ele realiza um acompanhamento com pessoas surdas.
O Secretário Edgard Larry agradeceu a visita do grupo. “Tornar a escola municipal, uma instituição cada vez mais inclusiva, é o desejo da Prefeita Sheila Lemos e um dos nossos compromissos na gestão da pasta da Educação”, declarou. Outras reuniões ainda deverão acontecer para planejar e desenvolver esse projeto.
Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista