A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem investido e avançado nas políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência auditiva.

PIAUÍ – Um exemplo disso é o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Surdas (CAS), que entre várias outras ações, ministra cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas, familiares, professores da rede estadual e população em geral. Em 2020, o centro lança mais um edital que abre vagas para mais uma formação.

Ao todo, o CAS disponibiliza 300 vagas para Teresina e 100 vagas para o município de Piracuruca, para cursos de Formação em Libras nas diversas modalidades: Iniciação à Língua Brasileira de Sinais – Libras I, Libras Intermediário (II), Prática de Libras, Libras Avançado, Libras no Contexto Artístico, Formação de Instrutores para Surdos – FIS.

Para realizar a inscrição e pleitear uma vaga em um dos cursos ofertados pelo CAS, basta doar um brinquedo educativo em Libras. As datas dos testes e início das aulas variam de acordo com o curso, para Libras Iniciação as inscrições poderão ser realizadas nos dias 17 e 18 de fevereiro, de 8h as 11h, as vagas são limitadas. Já para os demais cursos, poderão ser feitas nos dias 19 e 20, no mesmo horário.

A diretora do CAS, Rachel Pereira, enfatiza que os cursos proporcionarão a capacitação de profissionais da educação e da comunidade em geral, possibilitando a comunicação e melhor compreensão da cultura surda.

“O curso de Libras é um aprendizado para a vida, ela se tornou tão importante que existem leis que dispõem sobre ela. Libras se faz essencial para o convívio cada vez mais acessível na sociedade. Ela permite acessibilidade, a promoção da inclusão social e possibilita a integração no âmbito educacional. O curso se torna um destaque no currículo profissional de diversas áreas”, finaliza Raquel.

Confira o edital

MATRÍCULA DOS CURSOS DE LÍNGUA DE SINAIS
LOCAL: CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez) – Avenida São Raimundo, Nº 568 – Bairro Piçarra (Em frente ao Mercado da Piçarra)
Fone: (86) 3216-3202

Fonte: https://www.seduc.pi.gov.br/noticia/Seduc-oferece-400-vagas-para-curso-de-Libras/7910/

Comentários no Facebook