A Seleção Brasileira Feminina ficou com o vice-campeonato do Mundial de Futsal de surdos, disputado em São José dos Campos. A final contra o Japão foi disputada na noite deste sábado (18) na Farma Conde Arena, zona oeste da cidade.
Abe abriu o placar para a equipe asiática antes do intervalo. Na 2ª etapa, Laelen e Stefany viraram para o Brasil, mas Sakai empatou novamente para o Japão.
Suzana, artilheira do Mundial com 7 gols, recolocou a Seleção Brasileira na frente novamente. No entanto, Sakai marcou outra vez e levou a decisão para a prorrogação.
No tempo extra, a goleira Vaneza fez de tiro livre para o Brasil. Porém, faltando 34 segundos para o fim, Nakai empatou novamente e levou a decisão para os pênaltis.
Nos pênaltis, as japonesas foram mais eficientes. Acertaram com Abe, Nakajima e a capitã Iwabuchi. As brasileiras converteram em duas oportunidades e erraram uma, confirmando assim, o título inédito das japonesas.
O Mundial de Futsal de Surdos em São José dos Campos foi iniciado em 17 de novembro e contou com a participação de 400 surdoatletas de 16 países, distribuídos em 20 equipes, sendo seis na categoria feminina e 14 na masculina.
Este foi o segundo grande evento para atletas surdos realizado em São José dos Campos. Em dezembro de 2021, a cidade recebeu a Surdolimpíada Nacional, que contou com cerca de 800 atletas.
Fonte: CBN Vale