** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

De autoria de Cleiciane Reis e Gilma Rocha, o projeto surgiu em 2015 com o intuito de divulgar e registar os sinais das escolas e bairros do município de Santarém.

Durante o 1º Seminário da Liga Acadêmica de Pedagogia em Educação Especial Inclusiva (LAPEEI), realizado na noite de segunda (24) no auditório Deliana Santos, da Unama, em Santarém, oeste do Pará, foi lançado o e-book do Glossário de Sinais Tapajônicos Regionais.

O livro “Glossário de Sinais Tapajônicos Regionais”, de autoria de Cleiciane Reis e Gilma Rocha, surgiu em 2015 quando foi elaborado o projeto Glossário Sinais Tapajônicos com o intuito de divulgar e registar os sinais das escolas e bairros do município de Santarém.

A elaboração do livro contou com a consultoria dos professores surdos: Andreson Charles, Aurilane Barbosa, Elton Gama, Elton Santos, Anderson José e Suelen Mendes, que validaram os sinais a partir da socialização com a comunidade surda e ouvintes.

“O primeiro momento de divulgação desse glossário foi o lançamento em DVD e agora no formato E-book, visando o registro escrito. Portanto, esse glossário é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda e para o processo de inclusão”, explicou a professora Gilma Rocha.

A data do lançamento do livro se deve ao fato de, no dia 24 de abril, a Lei de Libras ter completado 21 anos de sua aprovação.

Durante o seminário, que abordou o tema: “Pensando e sinalizando sobre os 21 anos da Lei de Libras nº 10.436/2002”, houve palestras com professores surdos e ouvintes, sobre as seguintes temáticas: Conquista da Comunidade surda no ambiente acadêmico, ministrada por Dalianne Mot; Toponímia em Libras dos bairros de Santarém: categorização por meio do E-book e DVD de Glossário de Sinais Tapajônicos Regionais, ministrada por Reginlado Caires. Também foi realizada a apresentação do livro pelo professor surdo Andreson Charles.

O e-book Glossário de Sinais Tapajônicos Regionais está disponível para download gratuito AQUI.

O que é Libras?
A sigla Libras significa: Língua Brasileira de Sinais. É a língua oficial da comunidade surda brasileira, na modalidade gestual-visual, que se exprime através da combinação de sinais e expressões faciais, as chamadas expressões não manuais. Os sinais utilizados substituem as palavras de uma língua de modalidade oral-auditiva.

Organizada em níveis fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos, a Libras é reconhecida pela linguística. Assim, o Brasil tem duas línguas oficiais, português e Libras.

Assim como a língua portuguesa, a língua de sinais é dinâmica e apresenta regionalismos, ou seja, as diferenças de acordo com as regiões do país onde a língua de sinais é usada.

A luta pela oficialização da Libras como língua teve início na década de 80, com a criação de um movimento criado pela comunidade surda. Finalmente após tantos anos – o projeto de Lei para a legalização e regulamentação da LIBRAS data de 1993 – em 2002 a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como língua através da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002.

O Censo Escolar de 2016 registrou 21.987 estudantes surdos na educação básica.

Fonte: G1

- Publicidade -