librasServidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que tenham interesse em fazer o curso básico de Língua Brasileira de Sinais ainda podem realizar as inscrições. Para participar do curso, o servidor deverá preencher a ficha de inscrição disponível na página da PRGDP e entregá-la na Secretaria da PRGDP, juntamente com a autorização da chefia.

De acordo com professora de Libras do Departamento de Educação da UFLA Erica Alves Barbosa Medeiros Tavares, a intenção é que cada órgão/setor da Universidade indique pelo menos um servidor para participar da capacitação. “Segundo o decreto 5.629, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, as instituições devem dispor de, pelo menos, cinco por cento de servidores, funcionários e empregados capacitados para o uso e interpretação de Libras”, relata a professora.

Durante o curso será ensinado o alfabeto manual, a estrutura gramatical, além de diálogos e situações do cotidiano, dentre outras práticas. A carga horária do curso será de 80 horas (64 presenciais e 16 atividades extraclasse), sendo realizado até o dia 29 de junho. As aulas serão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17 às 19h.

O curso faz parte do Plano de Capacitação dos Servidores 2015, que possui o objetivo de proporcionar qualificação e desenvolvimento na carreira do servidor, o Plano faz parte da política de melhoria da qualidade institucional.

As atividades de capacitação e as ações para promoção da qualidade de vida definidas neste plano, bem como outras não previstas que ainda poderão ser oferecidas, serão organizadas, monitoradas e avaliadas pela Coordenadoria de Capacitação e Avaliação da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da PRGDP.

Veja no Plano de Capacitação como a participação nesses cursos poderá refletir em sua carreira.

Plano de Capacitação 

O Plano, amparado pelo Decreto nº 5.825/2006, está estruturado em linhas de desenvolvimento que contemplam diferentes aspectos da administração pública, possibilitando o desenvolvimento de habilidades técnicas, administrativas e humanas.

A Pró-Reitoria espera, com os cursos, atingir melhorias na: produção (visando à melhoria na prestação de serviços pelo incremento das habilidades técnicas e gerenciais); adaptação (visando ao ajuste às mudanças no ambiente organizacional); socialização (visando a repassar os valores institucionais, apreender as percepções dos servidores, de modo a orientá-los quanto a normas e atribuições); e coordenação (visando a reduzir o conflito interno, estabelecer uma orientação de equipe, reforçar a comunicação e possibilitar a qualidade de vida no trabalho).

Fonte: http://www.ufla.br/ascom/2015/04/14/servidores-da-ufla-ainda-podem-se-inscrever-no-curso-de-lingua-brasileira-de-sinais/

Comentários no Facebook