A 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na terça-feira, 31/03, foi cenário para mais uma Tribuna Livre. A convidada do dia foi Claudete Aparecida Alves de Oliveira, instrutora de Libras, que apresentou o Projeto “Mãos que falam”.
O Projeto “Mãos que falam”, que teve início no ano passado em São José do Rio Pardo, tem o objetivo de promover a inclusão dos surdos e ouvintes através do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Ele nasceu da experiência de Claudete com o atendimento ao público do comércio local, onde o maior desafio foi a dificuldade de interagir com pessoas surdas devido à falta de meios adequados de comunicação e interação.
A iniciativa envolve o ensino de Libras cuja estrutura gramatical própria promove a comunicação entre surdos e ouvintes. Segundo Claudete, o “Mãos que falam” pretende quebrar as barreiras de comunicação entre a comunidade surda (cerca de 50 pessoas) e a população ouvinte de São José do Rio Pardo.
As aulas, que acontecem gratuitamente na Biblioteca Municipal todas às segundas-feiras das 19h30 às 21h, oferecem um primeiro contato com a Libras são “abertas a todas as idades, porém as inscrições estão disponíveis para pessoas a partir de 9 anos.
Claudete nota que as aulas não são frequentadas apenas pela comunidade surda de São José do Rio Pardo e da região, mas também por empresários, comerciantes, atendentes e todos aqueles que buscam aprender a Libras para fins de inclusão e de comunicação mais efetiva com a comunidade.
A pedagoga também respondeu a perguntas e comentários dos vereadores e explicou que o logo do projeto que simboliza o coração e a inicial de seu nome e as mãos aos elementos que representam a empatia e os cinco parâmetros da Libras. Desse modo, a junção das mãos define o coração e no seu interior a bandeira do Brasil.
O Presidente Rafael Kocian lembrou que a primeira transmissão de sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São José do Rio Pardo com tradução simultânea para a Libras aconteceu na semana passada. Tratou-se de um projeto-piloto que servirá de base ajustes necessários para a implantação definitiva desse tipo de comunicação.
Por fim, a Claudete e seus alunos se juntaram aos vereadores para uma foto final onde reproduziram o logo do Projeto “Mãos de falam”.
Para saber mais sobre essa Tribuna Livre, acesso o link da Câmara Municipal no Facebook https://www.facebook.com/camarasjriopardo/?locale=pt_BR e no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=SAWZu-dXh4Y&t=11257s
Fonte: Câmara Municipal de São José do Rio Pardo – SP