História fez sucesso na internet e foi compartilhada pelo cantor Daniel.

Alunos do 5º ano da escola do Sesi em Brotas (SP) aprenderam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para poder se comunicarem com uma amigo que estuda com eles e é surdo. A iniciativa ganhou as redes sociais e foi compartilhada pelo cantor brotense Daniel.

Thiago Jesus de Oliveira, de 11 anos, foi diagnosticado com surdez aos 2 anos e fez um implante coclear na cabeça, que o ajuda a ouvir alguns sons.

“Ele ouve pouco ainda, mas já teve um grande desenvolvimento”, contou a mãe Juliana dos Santos, que se comunica com o filho pela língua de sinais.

Intérprete
O menino também tem um intérprete na sala de aula para aprender o conteúdo passado pela professora, mas ele não conseguia se comunicar totalmente com os colegas, que se sensibilizaram com a situação de Thiago e resolveram aprender Libras.

“É uma experiência interessante porque eles estão aprendendo uma nova língua. É importante que eles saibam Libras para que consigam ter uma convivência mais agradável com o Thiago, nos momentos de interação, no intervalo eles conseguem se comunicar entre eles, combinar brincadeiras sem que eu esteja todo tempo presente para auxilia-los”, afirmou o intérprete Alcélio Félix.

Mesmo os que chegaram há pouco tempo se esforçaram para aprender a língua de sinais, como Felipe Odilon, de 11 anos, que está na escola há dois meses.

“A gente sente a necessidade de pôr o Thiago junto com a nossa convivência, que a gente necessita por ele com todos os direitos iguais que a gente tem, todo mundo é igual”, disse o menino.

Teatro e homenagem
A iniciativa deu tão certo que os alunos fizeram uma peça de teatro toda em Libras para que Thiago participasse e a interpretação em Libras a música “Pra Ser Feliz”do cantor Daniel, em homenagem ao Dia do Surdo, comemorado em 26 de setembro.

O vídeo da canção viralizou na internet e chegou ao cantor Daniel, que compartilhou a publicação e elogiou a atitude dos alunos (veja vídeo acima) e disse que espera que ela se torne um exemplo.

“Essa coisa da inclusão social é super importante. Eu só queria agradecer imensamente e a gente ficaria imensamente feliz se outras escolas adotassem o método”, afirmou.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/11/06/alunos-de-brotas-aprendem-libras-para-se-comunicarem-com-amigo-surdo-na-escola.ghtml

Comentários no Facebook