A Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região (Asspp) “Dorvalino Paixão” promove curso de sinais católicos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A capacitação é realizada semanalmente, às quintas-feiras, no Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião.

SÃO PAULO – De acordo com uma das ouvintes voluntárias da entidade, Mariz Darcy Mariz Morano, o curso é voltado para pessoas que já possuem o conhecimento em Libras. “Neste módulo, o participante aprenderá sinais específicos para, por exemplo, poder interpretar uma missa para surdos, por isso a necessidade da pessoa já ter o curso básico”, pontua.

Além deste, a associação realiza cursos em Libras na própria Catedral, tanto para iniciantes, como de nível intermediário. A entidade também aplica o curso no distrito de Primavera, em Rosana. Os encontros ocorrem aos sábados. Para as crianças, as novas turmas devem ter início no mês de março.

“Importante lembrar que nas igrejas evangélicas já existe este trabalho de formação de intérprete e agora estamos levando para a igreja católica, na Matriz”, menciona Maria Darcy, que lembra que a própria associação realiza curso de Libras na Igreja Nova Jerusalém do Jardim Paulista.

As inscrições estão abertas para toda a comunidade prudentina. As opções de aulas são nas quartas-feiras, das 19h às 21h30, para os níveis Básico 1 e 2; às quintas-feiras, também das 19h às 21h30; ou aos sábados, das 16h às 18h30, para os mesmos níveis e também no Intermediário. A carga horária é de 40 horas.

Os cursos são realizados no Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 681, Centro. Informações e inscrições podem ser feitas pelos seguintes contatos: (18) 98183-9010, com a voluntária Maria Darcy, ou com a aplicadora do curso de sinais católicos em Libras, Fernanda de Jesus Diamante, no celular (18) 99623-2021.

A associação

A Associação Dorvalino Paixão é uma entidade de caráter cultural, educacional e social, sem fins lucrativos, criada em abril de 2016. A associação foi criada com o objetivo de auxiliar seus associados e cobrar da sociedade o cumprimento de legislações já existentes.

Fonte: https://www.portalprudentino.com.br/noticia/noticias/presidente-prudente-noticias/-associacao-de-pp-realiza-curso-de-sinais-catolicos-em-libras

Comentários no Facebook