No próximo dia 22 de junho, Brasília recebe o segundo circuito de vôlei de praia para pessoas surdas.
O evento está marcado para o Brasília Beach, que fica na Asa Norte. As partidas começam às 8h30. Mais do que resultados, os organizadores esperam que a competição ajude na inclusão e estimule a prática esportiva
O evento terá a participação de oito duplas masculinas e seis femininas. Os jogos são transmitidos diretamente da página do instagram da federação (@fbdsdf), sendo o evento gratuito e aberto ao público.
Os atletas que participam do evento participam de um ranking de avaliação, e dependendo de seu nível de desempenho podem competir em eventos e torneios nacionais.
O diretor da Federação Brasiliense Desportiva de Surdos (FBDS), Pedro Morais, explica que o evento do vôlei é uma vitória, ao tirá-lo do papel e ir para a areia. Segundo ele, faz parte de um projeto feito pela federação chamado Jogos Abertos de Surdos do Distrito Federal para a Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte (SNPAR/MEsp).
Sem apoio
Ao todo, os jogos fazem parte de 13 eventos de sete modalidades diferentes, incluindo vôlei. O problema, entretanto, é que o evento não possui patrocinadores.
Pedro Morais afirma que, para um campeonato desse sair do papel para a realidade, foi necessário convocar reuniões com representantes das associações de surdos.
Esses eventos são promovidos pelas redes sociais da federação, no site (https://fbdsdf.org.br/) e por e-mails as associações. A equipe conta com voluntários e grupos para a organização e execução do evento.
Serviço:
2ª Etapa do Circuito Candango de Vôlei de Praia
Local – Brasília Beach
SGAN Quadra 910 Conjunto F – Asa Norte
Horário: 8h30.
Entrada gratuita
Fonte: Agência de Notícias CEUB