Estão sendo oferecidas 520 vagas no total. Cursos serão realizados nas modalidades presencial e remoto.

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), abriu a seleção simplificada para os cursos de Inglês, Espanhol e Libras, nas modalidades presencial e remoto. O edital que rege o processo seletivo com critérios, objetivos, carga horária, público-alvo, dentre outras informações pode ser acessado aqui. Os cursos serão ministrados pelo Centro de Idiomas da Unitins, que também lançou edital específico para concessão de bolsa para os cursos ofertados. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 14 de março.

Ao todo são ofertadas 520 vagas distribuídas entre os cursos de Inglês Básico, Inglês Instrumental (específico para leitura e produção de textos acadêmicos), Espanhol Básico, Libras Básico e Libras Contextos Escolares (voltado para os profissionais da educação). Podem se inscrever acadêmicos, egressos e servidores da Unitins, estudantes de ensino médio, profissionais da área de educação e pessoas da comunidade externa em geral, vinculadas ou não a instituições de ensino.

“O Centro de Idiomas da Unitins vem se fortalecendo a cada ano e, agora, após tantas experiências exitosas com o ensino remoto, passa a ofertar cursos nas duas modalidades: presencial e virtual, primando sempre pela qualidade das aulas e integração com os estudantes”, ressalta a vice-reitora Darlene Castro, enfatizando que a decisão “faz com que possamos ampliar o número de vagas, bem como abranger todos os câmpus nos quais a Unitins se faz presente e, com isso, poder retornar à sociedade os conhecimentos que são produzidos internamente, foco de uma das nossas vocações enquanto universidade pública”.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Kyldes Vicente, relata que durante a pandemia o Centro de Idiomas seguiu com as atividades, não deixando a comunidade externa desamparada. “Realizamos os cursos de forma remota, utilizando as plataformas da Unitins. Agora que podemos retornar o presencial, escolhemos oferecer as duas modalidades, uma vez que a gente tem um alcance maior”, destaca a pró-reitora, que avalia que é muito positivo para a Unitins lançar um edital com esta característica, que possa atender mais pessoas.

No ato da inscrição é importante preencher todos os campos e anexar a documentação necessária. Por isso, é muito importante ler os editais com atenção, pois todas as informações que os candidatos  precisam estão nos editais. Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido no edital. Não há cobrança de taxa de inscrição.

A coordenadora do Centro de Idiomas, professora Mariany Almeida, observa que os valores dos cursos são acessíveis e, além disso, estão disponíveis  as 104 bolsas de estudo integrais, cujo critério é ter cursado integralmente ou estar cursando o ensino médio em escolas públicas e possuir renda familiar até R$ 1.500,00 por integrante. Ela informa que parte das bolsas são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. As inscrições para o edital de bolsas vão até o próximo dia 15. Já para o edital geral seguem abertas até 21 de fevereiro.

Alguns dos cursos ofertados possuem carga horária de 60 horas, outros de 120 horas, divididos em dois módulos de 60h, conforme quadro abaixo.

CURSO MÓDULOS CARGA HORÁRIA TOTAL
Espanhol Básico 02 120 horas
Inglês Básico 02 120 horas
Inglês Instrumental 01 60 horas
Libras Básico 01 60 horas
Libras Contextos Escolares 02 120 horas

 

Centro de Idiomas

O Centro de Idiomas é um programa permanente da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), destinado ao atendimento das comunidades interna e externa de todos os câmpus da Unitins. Entre os principais objetivos do programa estão a promoção de aprendizagens das diferentes línguas e a oferta de um ensino acessível a todos, preparando para as exigências sociais e profissionais, e possibilitando o desenvolvimento das habilidades linguísticas necessárias à ampliação da comunicação humana e ao progresso da ciência e da tecnologia.

Dúvidas devem ser encaminhadas, exclusivamente, para o e-mail do Centro de Idiomas: [email protected].

Fonte: Unitins

Comentários no Facebook