** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Agendado para o dia 14 de setembro, evento integra uma série de atividades de conscientização sobre os desafios da comunidade.

Com o objetivo de lembrar as lutas e também as conquistas da comunidade surda, a Associação dos Surdos de Linhares (Assurlin) promove, ao longo do mês de setembro, diversas atividades educativas e de lazer, voltadas para toda a sociedade. E na programação consta um passeio ciclístico, que está agendado para o dia 14 de setembro, a partir das 7h30, com concentração na Praça 22 de Agosto.

As inscrições para o pedal são gratuitas e podem ser feitas por telefone (veja o contato no box). Na ocasião haverá o sorteio de uma bicicleta. Além do passeio ciclístico, a programação do chamado “Setembro Surdo” inclui culto ecumênico, passeio à reserva florestal de Sooretama, seminário e ainda oficinas sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o 7º Sarau Sinalizado.

“Por meio desta programação, queremos mostrar para a sociedade que existimos, temos nossas capacidades e podemos fazer tudo, desde que nos seja dada uma oportunidade e acessibilidade devida. Pretendemos também dar visibilidade para a Assurlin, a fim de que as pessoas conheçam nosso trabalho, afinal, fazemos parte do processo de desenvolvimento da sociedade.

O indivíduo surdo é tão capaz como outra pessoa qualquer”, comenta a secretária geral de Assurlin, Jackeline Santana, que teve perda auditiva na juventude.

A Assurlin está localizada na Rua Amelio Marchetti, 567, bairro Planalto. Os contatos são: (27) 99924-3856 e 99693-8042 (mensagens). E-mail: assurlinlinhares@gmail.com. A entidade é presidida por Fabrícia Batista.

Confira a programação completa do Setembro Surdo:
– 01/09, às 19h: Culto Ecumênico Primeira Igreja Batista em Interlagos.
Apresentação de atitudes de gratidão e louvor por meio de encenações, músicas e mensagem sinalizadas com o envolvimento da Comunidade Surda.

– 14/09, às 7h30: 1º Passeio Ciclístico da Comunidade Surda Linharense Concentração: Praça 22 de agosto. Percurso: Praça 22 de agosto até o bairro Três Barras.

– 21/09, às 8h: 1º Passeio da Comunidade Surda à Reserva Florestal Vale do Rio Doce Saída: às 8h na Praça 22 de agosto.

– 27, 28 e 29/09: Oficinas de Comunicação e Seminário: “Vidas Surdas e Sudocegas Desenhadas – A Nossa História” Local: Auditório da Faculdade Pitágoras Objetivo: Provocar conhecimentos, reflexões e debates em torno da pessoa surda e surdocega, por meio de apresentações de vivências, lutas e conquistas que foram desenhadas por e na sua história. Oficinas: Noções básicas de Libras. Noções básicas de comunicação com Surdocego.

– 30/09, às 19h: 7º Sarau Sinalizado Local: Auditório CEEFMTI Bartouvino Costa Apresentações diversas: encenações, danças, poesias, performances: Surdos, Intérpretes, Familiares, Amigos e Associados.

Inscrições para o pedal (com a equipe do Pedalinhares, que apoia o evento) Contato: (27) 99946- 9946

Fonte: https://www.sitedelinhares.com.br/noticias/esportes/comunidade-surda-de-linhares-organiza-seu-primeiro-passeio-ciclistico

- Publicidade -