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Saiba como obter atendimento e orientação na Língua Brasileira de Sinais

Atualmente, pessoas surdas de qualquer parte do país podem ser atendidas no INSS de forma remota ou presencial, dependendo da região,  pelos servidores que fazem parte da Central de Atendimento em Libras (CAL). Desde o projeto piloto da Central, iniciado em dezembro do ano passado, até a efetiva implantação, em abril deste ano, dezenas de segurados tiveram seus pedidos solucionados por esse meio.

Para falar sobre o assunto, o Programa de Educação Previdenciária (PEP) transmite, nesta segunda-feira, às 14h30, pelo canal oficial do INSS no YouTube, a live que marca mais uma fase da implantação da Central. A apresentação será feita por José Wilker, coordenador da CAL e chefe do Serviço de Gerenciamento de Benefícios da Gerência Executiva do Instituto em João Pessoa (PB), que vai detalhar as formas de atendimento aos cidadãos e falar sobre as próximas etapas da ampliação do projeto.

O encontro virtual será transmitido na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e terá tradução simultânea para o português. As perguntas poderão ser encaminhadas pelo chat e serão respondidas ao vivo. Esta é a segunda live do INSS na Língua Brasileira de Sinais. A primeira foi sobre os direitos previdenciários para a comunidade surda, em setembro de 2023, e ainda está disponível no YouTube.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira é composta de pessoas que possuem alguma deficiência auditiva. Convertida em números, essa porcentagem indica que mais de 10 milhões de cidadãos apresentam a deficiência e 2,7 milhões têm surdez profunda. “Felizmente no INSS estamos conseguindo minimizar essa barreira e com resultados muito positivos, inclusive com a redução do tempo de atendimento”, comemora Wilker.

Fonte: INSS

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