Representantes de diversas unidades de governo integraram turma que concluiu capacitação.

Garantir o atendimento da comunidade surda nos diversos serviços realizados pela prefeitura, proporcionando a inclusão social dessas pessoas. Esse é o objetivo do Curso de Libras de 150 horas ofertado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL). A turma 2017/2018 encerrou a capacitação nesta segunda-feira (26/11) e contou com servidores das secretarias da Educação (Smed), Habitação (SMH), Meio Ambiente (Semma), Obras e Serviços Públicos (Smosp), Saúde (SMS), Turismo (Semtur), Gabinete do Prefeito e Fundação de Assistência Social (FAS).

“Oportunizar que os servidores desenvolvam habilidades como a comunicação em Libras é assegurar que todos os segmentos da comunidade sejam atendidos pelo serviço público municipal”, afirma a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi. “O curso permite o desenvolvimento e aumenta a informação para a integração e a inclusão em todos os âmbitos da sociedade”, disse Gustavo de Araujo Perazzolo, instrutor de Libras da Smed que ministrou as aulas.

Um dos momentos marcantes do curso foi a visita à Escola Helen Keller. Conforme relato dos alunos, naquele momento os ouvintes tiveram a experiência de conviver com pessoas diferentes, que facilmente interagiam em Libras, enquanto eles se esforçavam para compreender o que as crianças e jovens diziam.

A servidora da FAS, Cristiane Braga Dias, destacou que a capacitação impacta positivamente na sociedade e permite a qualificação de seu trabalho. “Ao atender uma jovem surda, contei que fazia o curso de Libras. O olhar da usuária brilhou e nossa compreensão mútua facilitou o encaminhamento correto da solicitação dela”, relatou Cristiane. Ao fim do curso, os alunos, junto ao professor, elaboraram uma frase para a foto de conclusão da capacitação. Em Libras, eles dizem: “Importante aprender Libras para a comunicação entre ouvinte e surdo, garantindo a inclusão social”.

De acordo com a Lei Municipal nº 6456 de 15 de dezembro de 2005, é assegurado aos surdos o direito à informação e ao atendimento em toda a administração pública, direta e indireta, por servidor em condições de se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

Comentários no Facebook