- Continua depois da publicidade -

Pela primeira vez na sua história, desde a fundação em 24 de maio de 1974, a Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu) terá um presidente surdo: Eduardo Alberto Megda.

PARANÁ – Aos 39 anos, ele é professor graduado em pedagogia, letras/libras e educação física, além de pós-graduado em educação especial. A nova diretoria completará o mandato vigente até outubro de 2023, após a renúncia dos atuais diretores.

A eleição ocorreu no último dia 10, reunindo pais, professores e pessoas ligadas à comunidade surda da cidade e região nas dependências da Assumu. Eles foram convocados para acompanhar e votar, a fim de suprir a vacância de cargos depois que a presidente Miriam Marques Xavier e a tesoureira Lígia Maria dos Santos Nacio renunciaram aos cargos.

Na assembleia, Eduardo Megda e Kate Maria da Silva Schroeder colocaram os nomes à disposição da comunidade. “Ambos são ex-funcionários da Assumu e sempre demonstraram um grande apreço pela instituição. Os pais votaram de acordo com nosso estatuto e Eduardo Megda venceu o pleito, tornando-se o primeiro presidente surdo nos 49 anos de entidade”, informou Lígia de Oliveira Neves, diretora da Escola de Educação Bilíngue Anne Sullivan, ensino infantil, fundamental (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O presidente é professor universitário de Libras, em cursos que contam com a disciplina na grade, e dá aula no Centro de Apoio ao Surdo e Profissionais da Surdez (CAS), no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama. “Surdo profundo e severo, ele conhece as mazelas da deficiência e sabe o quanto os surdos se esforçam para vencer na vida, conquistarem autonomia e se tornarem atores de sua própria história, sem ficar na dependência de outras pessoas”, acrescentou a diretora.

Eduardo Megda iniciou na Assumu com um ano de vida. Estudou, aprendeu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na entidade e seus pais participaram da associação por 20 anos, sempre encorajando-o a se superar e fortalecer como indivíduo e pessoa, junto com os demais profissionais e associados. Foi professor por vários anos na entidade, atuando como pedagogo e instrutor de educação física.

A secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, parabenizou a nova diretoria, especialmente o presidente. “É uma grande conquista para a comunidade surda de Umuarama região ter um presidente que entende tão bem as dificuldades e desafios da pessoa e das famílias que convivem com a surdez. A única entidade que presta atendimento à população com deficiência auditiva será comandada por um surdo e tenho certeza que fará um belo trabalho”, disse.

Foi uma grande conquista. “Além de diretora da escola, sou mãe de surda também e sei o quanto ele inspira outros surdos a seguirem seus sonhos”, disse Lígia. Ela destaca o trabalho que dos pais, as terapias e a matrícula na Assumu.

“Os incentivos e carinho dispensados ao Eduardo fizeram toda a diferença na vida dele. Hoje esses pais são fonte de inspiração aos demais. Quando recebemos o diagnóstico de que um filho tem deficiência é muito difícil, mas com a orientação certa podemos ver nossos filhos superarem dificuldades e serem pessoas independentes. Eduardo e família inspiram a muitos”, completa a diretora.

Fonte: Prefeitura de Umuarama

- Publicidade -