surdos2Minas Gerais – A Associação dos Surdos de Ouro Preto (ASOP) promoveu dois eventos sobre Libras (Língua Brasileira de Sinais) no mês de março, os quais despertaram bastante interesse em moradores de Ouro Preto e região.

No dia 14 de março, aconteceu o 2º Encontro de Libras no CESFO, em Ouro Preto. Durante o Encontro, foram ministradas três palestras: História dos Surdos – por Antônio de Abreu (BH); O que é ASSB – por Vinícius Tonholo (Barbacena), e O que é uma Associação – por Milton Gonçalves (BH). O evento contou com público de mais de cem pessoas. Para o surdo Antônio Abreu, o 2º Encontro de Libras foi ótimo para o acréscimo de conhecimento e devido à participação de várias pessoas da região. Eduardo Gomes foi o intérprete para os ouvintes presentes, uma vez que as palestras foram ministradas em Libras. “Gostei do evento. Achei interessante e é um modo dos surdos e ouvintes terem acesso a novas informações”, afirmou Eduardo Gomes.

Já no sábado, 28, foi realizada a 2ª Oficina de Libras na APAE da cidade. O evento teve seis dinâmicas – ministradas por Andresa Marçal e Juliana Paula – e a participação de pessoas ouvintes e pessoas surdas. A ouvinte Lidiane Martins achou a 2ª Oficina muito bem organizada e afirma ter tido “um aprendizado enorme com as oficinas. Contribuiu para unir os mundos dos ouvintes e dos surdos em um só”, avaliou. O surdo Marciano Padula, conhecido como Tininho, integrante da ASOP, informou que os participantes da Oficina gostaram muito das dinâmicas e que houve uma boa interação entre surdos e ouvintes.

A ASOP está em processo de formação e consolidação. Outros eventos gratuitos sobre a LIBRAS serão realizados em breve pela Associação.surdos

Fonte: http://www.jornaloliberal.net/noticia/eventos-de-libras-da-associacao-de-surdos-de-ouro-preto-despertam-grande-interesse/

Comentários no Facebook