- Continua depois da publicidade -

Esta primeira turma faz parte do conteúdo piloto que deve seguir com outros alunos para melhorar a comunicação no dia a dia do hospital

O Instituto Materno Infantil Fernando Figueira (IMIP) iniciou a primeira turma do curso de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os assistentes administrativos das recepções do Ambulatório Central. Ao todo, 27 funcionários já estão participando das aulas desde março de 2024. A organização destaca que há previsão para abertura de novas turmas.

O Instituto deseja que a iniciativa promova mais inclusão ao capacitar os profissionais das recepções. O planejamento é ampliar o curso para alcançar os assistentes administrativos de todo o hospital, o total de 293 colaboradores. A organização também avalia a possibilidade de aumentar as aulas de Libras para outras áreas do IMIP.

“Pretendemos capacitar nossos assistentes administrativos a se comunicarem de forma mais eficaz com os pacientes surdos, mas também promover uma cultura de inclusão e respeito em toda a instituição”, declara Izabel Oliveira, uma das organizadoras do curso e coordenadora de Enfermagem.

Outra organizadora, a enfermeira Ana Paula Barbosa, da Educação Permanente, explica que os usuários da instituição com deficiência auditiva ficam ansiosos quando são são entendidos. A Educação Permanente, a coordenação dos assistentes administrativos, a coordenação dos ambulatórios do IMIP e a gestão hospitalar estão trabalhando em parceria no projeto.

Esta primeira turma ainda faz parte do conteúdo piloto que deve seguir com outros alunos para melhorar a comunicação no dia a dia do hospital. “Quando aprendemos Libras, isso diminui a barreira da comunicação ao marcar uma consulta ou indicar um encaminhamento”, afirma a supervisora Elineuza Silva. As aulas somam dois meses de conteúdos em Libras.

Fonte: LeiaJá

- Publicidade -