- Continua depois da publicidade -

TRE Amapá reforça acessibilidade com intérpretes de Libras nesta reta final do Cadastro Eleitoral. Os intérpretes da Língua de Sinais estão de plantão nos cartórios eleitorais da capital, 2ª e 10ª ZE, para atender os eleitores surdos que buscam os serviços eleitorais.

O cartório da 2ª Zona Eleitoral, zona sul de Macapá, já recebeu diversos eleitores.

“A inclusão é essencial, especialmente para os surdos e outras pessoas com deficiência. Já tivemos vários eleitores surdos aqui no cartório, e, com a ajuda do intérprete, conseguimos aumentar a inclusão e superar as barreiras de comunicação que poderiam surgir. Esses eleitores com deficiência estão recebendo um ótimo atendimento nessa fase final do prazo”, afirma o intérprete que auxilia os atendimentos na 2ª Zona Eleitoral, Matheus Henrique Silva.

Os eleitores surdos podem solicitar o serviço nos cartórios.

Acessibilidade em ação

O sistema de triagem está fazendo toda a diferença, identificando e priorizando o atendimento aos eleitores dos grupos prioritários. Isso inclui pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo, pessoas obesas e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Clodoaldo Ferreira, cadeirante, buscou o cartório da 2ª Zona para fazer uma revisão eleitoral e, graças à acessibilidade proporcionada, foi atendido rapidamente e sem dificuldades.

“O atendimento foi rápido e sem barreiras, pois o prédio é adaptado”, disse o eleitor.

Fonte: TRE-AP

- Publicidade -