A Universidade Federal do Cariri (UFCA) está recebendo, desde o último dia 19, pela plataforma Forms, inscrições para a seleção de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições seguem abertas até o próximo dia 7 de dezembro.

Segundo a titular da Secretaria de Acessibilidade da UFCA, Francileuda Linhares, a última seleção ofereceu três vagas, mas só duas foram preenchidas: “Temos uma comunidade de 15 mil surdos no Cariri e, portanto, muitos profissionais de Libras e cursos de formação. Apesar disso, apenas cinco pessoas se inscreveram no último edital e, delas, só duas atingiram o perfil”, relata.

De acordo com o edital, a vaga exige que a(o) aprovada(o) tenha Bacharelado em Letras-Libras/Língua Portuguesa ou formação superior em qualquer área do conhecimento, desde que comprove uma das seguintes qualificações:

– proficiência em Libras referendada pelo Programa Nacional para a Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais (ProLibras),

– formação técnica em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa de, no mínimo, 1.200h/a, ofertada por cursos de educação profissional, cursos de extensão universitária/formação continuada e, ainda, por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja referendado por instituições competentes.

A seleção da UFCA será em três etapas. Na primeira, os candidatos deverão assistir a um vídeo em Libras e traduzi-lo para a Língua Portuguesa escrita. Na segunda, eles vão ouvir um áudio em Língua Portuguesa e deverão interpretá-lo simultaneamente para Libras. Na terceira, assistirão a um vídeo em Libras para interpretá-lo na Língua Portuguesa oral, também de forma simultânea. As datas de realização de cada etapa serão divulgadas posteriormente.

A(o) selecionada(o) receberá vencimento base de R$ 4.180,66, acrescido de auxílio-alimentação no valor de R$ 458,00. A vaga é temporária, prevendo exercício de 1 ano, prorrogável por igual período.

Serviço
Secretaria de Acessibilidade
Sala 2 – Bloco A
(88) 3221-9374 / 3221-9375

Fonte: Universidade Federal do Cariri

Comentários no Facebook