“Meu ‘extraordinário’ é encontrar maneiras eficientes de melhorar a forma como coletamos e avaliamos os dados da aviação.” – Johanna Lucht See More
Johanna Lucht, que nasceu surda, nunca pensou que trabalharia para a NASA. Nascida na Alemanha, onde os recursos para surdos eram limitados na época, Johanna desenvolveu uma compreensão da matemática antes de adquirir a língua. Foi essa paixão pela matemática e a capacidade de enfrentar desafios que a levaram a estudar ciência da computação e abriram seu caminho para a NASA. Ela se mudou para o Alasca, onde havia programas mais acessíveis para surdos. Como estudante universitária, ela estagiou no Armstrong Flight Research Center da NASA e recebeu uma oferta de cargo logo após seu estágio.
Em 2017, Johanna se tornou a primeira engenheira surda a desempenhar um papel ativo em um centro de controle da NASA durante um voo de pesquisa tripulado. Como engenheira de sistemas II do voo, ela foi responsável por observar e avaliar os dados relacionados ao GPS e aos sistemas de navegação da aeronave, bem como analisar os dados de voo, para monitorar o desempenho da aeronave em voo. Ela trabalhou com um intérprete de língua de sinais que transmitia as comunicações a ela – e ela se destacou no papel. Ela acredita que os desafios que enfrentou ao crescer como uma pessoa surda no mundo da audição em parte a prepararam para seu papel aqui.
Fonte: NASA (tradução livre)