Os professores surdos terão prioridade para o ensino de LIBRAS.
RONDÔNIA – Alunos da Rede Municipal de Porto Velho vão ganhar mais uma disciplina na carga horária de aprendizagem. Trata-se da disciplina curricular de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). A lei que autoriza a inclusão foi publicada na edição de hoje (17) do Diário Oficial dos Municípios de Rondônia (DOM-RO), assinada pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB).
A garantia da disciplina curricular passa a valer para crianças surdas e ouvintes, matriculadas no ensino de Porto Velho. A lei também garante acesso dos pais de alunos com deficiência auditiva, nas referidas instituições de ensino.
De acordo com o dispositivo, a “Secretaria de Educação (SEMED) ficará responsável para adotar as medidas necessárias para a inclusão da disciplina no currículo escolar das instituições de ensino que a compõe” e que “deverá realizar estudos junto aos profissionais da área para composição da Matriz Curricular com os conteúdos a serem trabalhados em cada ano”.
A lei que inclui a LIBRAS na grade curricular do ensino em Porto Velho nasceu de um Projeto de Lei N° 4404/2022 apresentado na Câmara de Vereadores. A matéria passou pelo crivo dos edis e agora foi finalmente regulamentada pelo prefeito.
A LIBRAS
Libras é a língua de sinais usada pela comunidade de surdos no Brasil e já foi reconhecida pela Lei. A língua de sinais é também conhecida como língua gestual. A mesma utiliza-se de gestos e sinais em substituição à língua que todos nós bem conhecemos em nossas comunicações: a língua de sons ou oral.
Fonte: News Rondonia