Aluno é também bolsista de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Centro de Educação (CE).

O estudante da Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Lucas Cardoso vai defender uma pesquisa inédita sobre a percepção espacial do surdo nesta quarta-feira (12), às 14h, no Departamento de Ciências Geográficas (DCG), localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O aluno é também bolsista de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Centro de Educação (CE).

“A pesquisa discute como se dá o entendimento e interpretação de elementos geográficos que fazem parte da vida de um cidadão surdo”, explica o orientador do trabalho, professor Daniel Valter. “Pouco se discute a presença da linguagem geográfica do espaço na estrutura da Libras”, explica o estudante, na monografia, intitulada “A percepção espacial do(a) surdo(a): a compreensão e construção dos sinais da libras na geografia”.

“Torna-se imprescindível aos/as professores (as) buscarem se adequar a novas propostas de ensino que incluam os/as alunos/as surdos/as e ouvintes também a sua disciplina, e fazer o possível para que seu ensino alcance e perpasse os limites que impliquem que a educação inclusiva ocorra de maneira satisfatória”, conclui o aluno, cujo trabalho se propõe a conscientizar para uma ciência inclusiva.

Fonte: https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/VQX2pzmP0mP4/content/licenciando-em-geografia-defende-monografia-sobre-percepcao-espacial-do-surdo/40615

Comentários no Facebook