- Continua depois da publicidade -

Primeiro vídeo já está disponível no canal de YouTube do campus Canindé

O projeto utiliza jogos, brincadeiras e exercícios físicos como ferramenta para o ensino da Língua de Brasileira de Sinais (Libras) como segundo idioma, proporcionando não somente o contato com a língua, mas também a interação entre surdos e ouvintes. Na estreia do projeto, a bolsista Jamily Rodrigues apresenta as brincadeiras ABC da Libras e Amarelinha; a voz na tradução para o português é da aluna Larissa Costa Silva.

Coordenado pela professora Diná Santana, o FitLibras busca dar assistência comunicacional à turma de licenciatura em Educação Física do campus de Canindé em que duas estudantes surdas estão inseridas. “Pensando na presença de discentes surdos na realidade do curso, essas formações podem ser realizadas para atenuar, ou mesmo eliminar, uma barreira de comunicação entre surdos e ouvintes. A ideia é selecionar jogos comuns da cultura do município e adaptá-los para um uso no ensino de línguas com uma abordagem comunicacional”, detalha o planejamento do projeto.

O FitLibras terá vídeos mensais de agosto a dezembro deste ano, com jogos, atividades físicas e outras intervenções lúdicas na formação bilíngue de estudantes de Educação FísicaClique aqui e inscreva-se no canal do campus Canindé no YouTube para não perder as próximas publicações.

Fonte: Instituto Federal do Ceará

- Publicidade -