Chamado de Live Caption, o recurso facilita a vida de quem tem problemas de audição e está pouco familiarizado com um idioma.

O Google demonstrou nesta terça-feira (7) o que deve ser o recurso mais inovador do Android Q. Chamada de Live Caption, a função inclui legendas sobre qualquer tipo de vídeo ou áudio que o celular esteja reproduzindo, o que pode ajudar a compreender conteúdos em outros idiomas ou facilitar o acesso de pessoas surdas ao material.

Isso significa que, se você estiver assistindo a um vídeo no YouTube que não tenha legendas, seu celular vai colocar as legendas automaticamente. Da mesma forma, isso acontece para algum story que você estiver vendo no Instagram, se você estiver escutando um podcast no seu agregador favorito e, até mesmo, para videochamadas no WhatsApp, por exemplo.

Uma parte importante disso é o fato que o Google não transmitirá o áudio para processamento em um servidor na nuvem. A empresa conseguiu reduzir o tamanho dos modelos de reconhecimento de áudio o suficiente para que eles não ocupem muito espaço dentro do celular, o que permite que todo o processamento seja feito diretamente no smartphone, o que é um ponto positivo no quesito privacidade.

Quando o modo Live Caption estiver ligado, uma caixa preta com texto branco será exibida na tela, sobrepondo o aplicativo aberto no momento. A função também é capaz de analisar a fonte de áudio mesmo se o volume do celular estiver desativado, já que ele não depende do uso do microfone para funcionar.

A ativação do recurso é feita por meio dos controles de volume do aparelho; quando você tentar aumentar ou abaixar o volume do smartphone, um botão virtual irá aparecer na tela para iniciar a transcrição do áudio. No entanto, para que o botão apareça na tela, é necessário ativar a funcionalidade nas opções de acessibilidade do sistema.

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/android-q-podera-legendar-qualquer-video-ou-audio-em-tempo-real/85544

Comentários no Facebook