O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e TV Pernambuco

Como forma de promover o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, o Governo de Pernambuco lança, nesta terça-feira (18), o Papo em Libras. A iniciativa vai veicular aulas ensinando a língua, tanto na televisão, pelo canal da TV Pernambuco, quanto nas redes sociais do governo, com a primeira lição sendo transmitida ao meio-dia desta terça (18).

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e TV Pernambuco e tem como intenção a propagação da Língua de Sinais. Com os vídeos incorporados à programação, a secretaria busca incentivar a comunicação integrada e levar as Libras para todos, incentivando o seu entendimento básico pela população geral.

De acordo com o secretário em exercício da SDSCJ, Joelson Rodrigues, o Papo em Libras visa à maior integração da comunicação entre toda a sociedade. “O Papo em Libras é uma série de chamadas que estão orientando e apresentando à população como se comunicar de forma básica na Língua Brasileira de Sinais. A gente ainda tem um déficit muito grande em relação à acessibilidade e à garantia de que todo mundo possa se comunicar”, disse ele.

Presente no evento de lançamento do projeto, a presidente da Associação de Surdos de Pernambuco, Ana Lúcia Pereira, explicou, através dos intérpretes Bruno Souza e Angela Oliveira, que o Papo em Libras representa uma necessidade na busca pela inclusão.

“Sobre o projeto, ele tem uma importância muito significativa para a gente, precisamos dessa ação para dar essa motivação, essa importância para a comunidade surda, para a gente evoluir e termos uma comunicação a mais, sabendo que existem essas barreiras na comunicação e pensando como poderíamos fazer futuramente no referente à comunicação. Esse avanço é muito importante para a gente, temos uma melhoria muito grande”, contou Ana Lúcia.

Com 12 vídeos já prontos e mais sendo produzidos, todas as segundas-feiras, um novo episódio com cerca de um minuto vai ao ar na TV Pernambuco e após sua exibição na televisão aberta, eles também serão postados nas redes sociais do Governo do Estado e no canal do YouTube da SDSCJ.

Fonte: Folha PE

Comentários no Facebook