A vereadora Cristina Sousa (PRB), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fechou parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina para capacitar os policias e bombeiros do estado na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A parceria foi assinada semana passada pelo comandante da Polícia, coronel Araújo Gomes, o gabinete de Cristina Sousa e o professor doutor em linguística da UFSC, Deonisio Schmitt, e será ministra a partir de 2019.

“A iniciativa partiu do nosso gabinete com a Guarda Municipal de São José, posteriormente com o 7º Batalhão da Policia Militar aqui de São José, em seguida fomos chamados pelo comandante para firmar a parceria com o Polícia Militar do estado. Trazendo assim, acessibilidade comunicacional para os surdos, rompendo juntos as barreiras, fazendo com que a Língua Brasileira de Sinais venha a ser respeitada e fazendo com que os surdos participem da construção do que precisam, respeitando o lema adotado pelas pessoas com deficiência ‘Nada sobre nós sem nós’ ”, explicou Cristina Sousa.

A capacitação para a Polícia Militar será ministrada na academia da corporação em Florianópolis, em seguida será levado aos polos da PM em todas as cidades do estado. Já para o Copo de Bombeiros, o curso, inicialmente, será feito em São José e posteriormente em todo o estado. A capacitação terá duração ode 120 horas.

Fonte: PRB 10

Comentários no Facebook