Libras é uma língua A Libras possui estrutura gramatical própria, portanto, é uma língua. Inclusive é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão do Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. O ato de se comunicar através da Libras é fazer o uso da linguagem.
Qual a diferença entre sinais e gestos na Libras?
Os gestos são a escrita no ar, os signos escritos são frequentemente, simples gestos que foram fixados” (p. 128).
Por que a libras é uma língua?
Os autores UZAN et al, explicam porque a LIBRAS é a língua natural da comunidade surda: … São línguas naturais porque, como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre os surdos, além de, através de sua estrutura, poderem expressar qualquer conceito desde o descritivo/concreto ao emocional/abstrato.
São exemplos de sinais icônicos na Libras:
- CORRER e QUEIJO.
- DIRIGIR e VARRER.
- JOGAR e N-U-N-C-A.
- BRINCAR e ÁRVORE.
- E. CASA e PERGUNTAR.
O que é a língua de libras?
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual- motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Por que a língua de sinais é considerada a língua natural dos surdos?
A língua de sinais, língua natural dos surdos, pois essa a criança surda adquire de forma espontânea sem que seja preciso um treinamento específico, ainda é considerada por muitos profissionais apenas como gestos simbólicos.
Fonte: Treinamento 24