Libras é uma língua A Libras possui estrutura gramatical própria, portanto, é uma língua. Inclusive é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão do Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. O ato de se comunicar através da Libras é fazer o uso da linguagem.

Qual a diferença entre sinais e gestos na Libras?
Os gestos são a escrita no ar, os signos escritos são frequentemente, simples gestos que foram fixados” (p. 128).

Por que a libras é uma língua?
Os autores UZAN et al, explicam porque a LIBRAS é a língua natural da comunidade surda: … São línguas naturais porque, como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre os surdos, além de, através de sua estrutura, poderem expressar qualquer conceito desde o descritivo/concreto ao emocional/abstrato.

São exemplos de sinais icônicos na Libras:

  • CORRER e QUEIJO.
  • DIRIGIR e VARRER.
  • JOGAR e N-U-N-C-A.
  • BRINCAR e ÁRVORE.
  • E. CASA e PERGUNTAR.

O que é a língua de libras?
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual- motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Por que a língua de sinais é considerada a língua natural dos surdos?
língua de sinaislíngua natural dos surdos, pois essa a criança surda adquire de forma espontânea sem que seja preciso um treinamento específico, ainda é considerada por muitos profissionais apenas como gestos simbólicos.

Fonte: Treinamento 24

Comentários no Facebook