A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais e da SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos), abre novas vagas para o curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em três pontos da cidade.

MATO GROSSO DO SUL – O curso tem a duração de três meses, e busca permitir ao aluno a utilização da Língua Brasileira de Sinais em nível básico, possibilitando proferir a comunicação em diversos contextos sociais.

Serão três pontos diferentes para a realização das inscrições do curso, que será gratuito:

Bairro Universitário: 13/01/2020, das 19h às 20h, na Igreja Santa Rita de Cassia, Rua João Maiolino 302

Bairro Cohab: 14/01/2020, das 19h às 20h, no Centro Comunitário, Rua Agripino Grieco 567

Bairro Paulo Coelho Machado: 15/01/2020, das 19h às 20h, no Instituto APIC-MS, Rua Hauber Carille 139

As vagas são limitadas, com idade mínima de 16 anos, e no ato da matrícula o candidato deverá levar a cópia do RG e um comprovante de residência. Ao final receberá um certificado comprovando a participação no curso.

O subsecretário Ademar Vieira Junior ressalta a importância de levar esse benefício mais próximo do cidadão. “Facilitando o acesso das pessoas a esse curso, a Prefeitura mostra que pode ir até nossa população. Muitas pessoas não têm condições de participar de projetos como esse, e a SDHU está encurtando o caminho para os interessados’’.

A iniciativa de realizar o curso consiste na compreensão da importância de assegurar à pessoa surda ou com deficiência auditiva o acesso à comunicação, à informação e à educação, refletindo sobre a questão da inclusão e das oportunidades dirigidas a esse grupo. Desta forma, considera a premissa de que todos têm os mesmos direitos para o pleno exercício da cidadania.

Sobre LIBRAS:
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oficialmente reconhecida como a segunda língua oficial no Brasil através da lei nº 10.436 de 2002, e regulamentada pelo decreto 5626 de 21 de abril de 2005, em 2012, com a LBI – Lei Brasileira de Inclusão e acessibilidade no território nacional.  A Libras é um meio de comunicação oficial no Brasil, sendo necessário o respeito e uso para garantir os direitos dos surdos e acessibilidade contidos nos alvarás de funcionamento.

Para maiores informações sobre o curso ligue 2020-1182.

Fonte: http://www.acritica.net/editorias/geral/prefeitura-vai-oferecer-curso-de-libras-em-tres-bairros-de-campo-grand/427499/

Comentários no Facebook