A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social abriu as inscrições na manhã desta quinta-feira (15) para o curso on-line de Libras, disponível para toda a população interessada. O objetivo é promover a acessibilidade de comunicação entre surdos e ouvintes através do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais.

SÃO PAULO – Podem participar funcionários públicos, alunos das turmas anteriores, devidamente inscritos, além de todas as pessoas da sociedade civil que estejam interessadas em aprender.

A iniciativa é a garantia da lei federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que dá o direito à comunicação e expressão máxima da cidadania da pessoa com deficiência auditiva.

A Libras tem como base o contexto, conceito e sentido, possui gramática própria e é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. Os sinais são compostos por itens lexicais expressados através das configurações de mão, orientação, movimento, pontos de articulação, expressão facial e/ou corporal, bem como, conjugações e concordâncias feitas no corpo e no espaço neutro. A Língua gestual-visual-espacial é utilizada pelos surdos e deficientes auditivos brasileiros.

O início do curso está marcado para o dia 9 de agosto, tem carga horária de 80 horas e as aulas acontecem uma vez por semana em diversos dias e horários. Cada turma tem capacidade máxima para 30 alunos, que devem ter acesso a internet, computador, câmera e microfone.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 2 de agosto através do link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/assistencia-social/protecao-especial/pessoas-com-deficiencia/inscricoes-para-eventos/

TURMAS ON-LINE

1. Às segundas-feiras – 08h às 10h (exclusivo para treinamento de funcionários públicos);

2. Às segundas-feiras – 10h às 12h – Básico 1;

3. Às terças-feiras – 08h às 10h – Básico 2;

4. Às terças-feiras – 10h às 12h – Básico 2;

5. Às quartas-feiras – 10h às 12h – Básico 1;

6. Às quartas-feiras – 19h às 21h – Básico 2;

7. Às quintas-feiras – 19h às 21h – Intermediário;

8. Às sextas-feiras – 19h às 21h – Básico 1.

O início está marcado para o dia 9 de agosto e a plataforma do curso e o link serão enviados pela professora do curso posteriormente.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Comentários no Facebook