Inscrições estão abertas para participar do encontro realizado pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Apoio às Pessoas com Surdez da Secretaria de Educação

Com a finalidade de promover a inclusão de alunos de escolas indígenas à Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Apoio às Pessoas com Surdez (CAS), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), realizará a palestra “As práticas na inclusão de índios surdos nas escolas Indígenas: contexto educacional e sociolinguístico”.

Voltado ao público surdo e aos interessados na temática, o evento ocorrerá no dia 17 de abril, às 18h, na sede do CAS, na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz. Serão disponibilizadas 40 vagas no total, sendo 20 para pessoas surdas e 20 para ouvintes.

De acordo com a coordenadora do CAS, Professora Especialista e Intérprete de Libras, Raiana Nascimento, a iniciativa surgiu para desmistificar a ideia de que a língua de sinais é universal e promover a inclusão do público indígena. “As pessoas, muitas vezes, acham que a língua de sinais é universal, mas ela sofre variações conforme o país, por exemplo. No caso do Brasil, os indígenas surdos contam com uma língua específica, e a inclusão desse público passa por compreender e compartilhar esse conhecimento’, apontou.

Raiana aponta que, a partir dessa necessidade, a equipe do CAS buscou o trabalho desenvolvido por Érich Teles, professor-intérprete de libras que atua nessa área. Teles já apresentou pesquisas representando o Amazonas ao nível latino-americano, e abordará, na palestra, a realidade distinta vivida pelos indígenas surdos nas aldeias com tradições próprias, como das etnias Urugu Capó e Saterê-Mawé, que habitam no município de Parintins, bem como a realidade vivenciada pelos surdos residentes em áreas urbanas.

Inscrições – As inscrições estão abertas e podem ser feitas até esta sexta-feira (12/04) pelo email cas@seduc.net, onde deve constar: nome completo, RG, CPF, endereço completo e identificar se o participante é surdo ou ouvinte, além de identificar no assunto “INSCRIÇÃO PALESTRA 17/04”. A palestra ocorrerá no auditório do CAS, na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, localizada na avenida Umberto Calderaro Filho, nº 903-B, bairro Adrianópolis, na zona centro-sul da capital.

Comemoração – A palestra também será alusiva às comemorações do Dia do Índio (19 de abril) e Dia de Libras (24 de abril) e será voltada a pessoas ouvintes, alunos do curso de libras, professores e pessoas surdas.

Fonte: http://www.amazonas.am.gov.br/2019/04/seduc-am-promove-palestra-sobre-praticas-de-inclusao-de-indios-surdos-na-educacao/

Comentários no Facebook