- Continua depois da publicidade -

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou no ano passado o processo de Fiscalização Regulatória visando reduzir o tempo de espera dos consumidores na Central de Libras mantida em conjunto pelas prestadoras Algar, Tim, Vivo, Oi, etc. para atender pessoas com deficiência auditiva e de fala, assim aumentando a inclusão e acessibilidade.

Segundo informações do órgão regulador, as prestadoras introduziram neste ano melhorias nos processos e sistemas da Central e aumentaram o número de intérpretes da língua brasileira de sinais. Com os avanços nesse segmento, a central registrou uma expressiva diminuição no tempo médio de espera de seis minutos para em torno de 50 segundos.

A Central de Intermediação da Comunicação (CIC), popularmente conhecida como Central de Libras, permite que pessoas com deficiência auditiva se comuniquem com ouvintes, por intermédio de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Central desempenha um papel importante na inclusão dessas pessoas e recebe aproximadamente 35 mil chamadas por mês.

As operadoras também atenderam à solicitação da Anatel para dar prioridade às chamadas destinadas aos serviços de emergência, como bombeiros, polícia, SAMU e defesa civil. Desde a implementação dessa funcionalidade, a central já priorizou mais de 1,2 mil chamadas.

Ao direcionar especial atenção às chamadas de emergência, a Central de Libras assegura uma resposta ágil em situações críticas. Conforme destaca a agência, essa medida é essencial para lidar com emergências médicas, incêndios, acidentes e outras circunstâncias em que o tempo desempenha um papel determinante.

A língua brasileira de sinais (Libras) é a língua oficial das comunidades surdas no Brasil. Ela é reconhecida pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, como meio legal de comunicação e expressão dos surdos. A Libras é uma língua natural, com estrutura gramatical própria, que não deriva do português.

Fonte: Tudo Celular

- Publicidade -