Tamara Machado irá compor o Núcleo Especializado em Libras.

Nesta semana, tomou posse no IFPB-campus João Pessoa, a primeira servidora pública tradutora e intérprete de Libras surda do Nordeste. Tamara Pereira da Silva Machado irá compor a equipe do Núcleo Especializado em Libras (NEL).

O tradutor surdo, diferente do ouvinte, não traduz de língua oral para língua de sinais. De acordo com Nemuel Lima, coordenador do NEL, Tamara irá dar suporte pedagógico para professores e estudantes surdos no processo de ensino-aprendizado. “Os estudantes poderão ter as atividades e provas adaptadas, poderá ser criado glossários em Libras de termos técnicos, ela poderá atuar assessorando a equipe de intérpretes ouvintes para melhoria técnica, poderá atuar na tradução de editais, artigos e demais documentos, assim como na promoção de projetos que coloquem a literatura surda em visibilidade, entre outras atividades”.

A chegada da nova servidora é mais um passo importante para a inclusão da pessoa surda no IFPB. Em 2019, outras ações devem ser implantadas com o intuito de tornar o campus João Pessoa cada vez mais bilíngue (Libras/Português).

Fonte: http://www.ifpb.edu.br/joaopessoa/noticias/2018/12/primeira-tradutora-e-interprete-de-libras-surda-do-nordeste-toma-posse-no-ifpb

Comentários no Facebook