Setembro é um mês marcante para a comunidade surda no Brasil. No período são realizados eventos para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

No Brasil, o Dia do Surdo é celebrado no dia 26 de setembro, data da inauguração da primeira escola para Surdos no país, em 1857.

Para marcar o período, a Rede Minas vai exibir a animação “Min e as mãozinhas”, primeiro desenho animado em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Os cinco episódios vão ao ar aos sábados, sempre às 12h50, a partir do dia 19/9. Idealizada pelo diretor Paulo Henrique dos Santos, que já participou da produção de desenhos como Turma da Mônica e Sítio do Pica-pau Amarelo, o desenho animado trabalha na inclusão de crianças surdas no audiovisual.

A personagem principal do desenho é uma menina surda chamada Yasmin, mas conhecida como Min, que está sempre está em busca de aventuras. Ao longo dos episódios, Min se comunica com o seu amigo esquilo e outro personagens. O conteúdo é voltado para crianças de três a seis anos e tem o objetivo de educar e apontar que as crianças surdas também se divertem e têm as mesmas necessidades daquelas com a audição preservada.

Lista de episódios:
19/9 – Cade
26/9 – Presente
3/10 – Presente Surpresa
10/10 – Cores sumiram
17/10 – Aniversário

Fonte: Rede Minas

Comentários no Facebook